Ação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids acontecerá dia 29 no centro de Rondonópolis

Pessoas com HIV continuam discriminadas
Agência Brasil

Ação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids acontecerá dia 29 no centro de Rondonópolis

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizará visita nos comércios da área central da cidade durante a manhã desta sexta-feira (29), como marco ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A ação incluirá entrega de laços vermelhos simbolizando o dia, material informativo e preservativos.

Os trabalhadores terão a oportunidade de realizar teste rápido para diagnóstico do HIV/Sífilis e Hepatites B e C em um veículo estacionado na Praça Brasil, podendo também ter a pressão arterial aferida, além de obter outras informações sobre saúde.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentin Chaves da Silva, a data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão para com as pessoas infectadas pelo vírus HIV. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

Entre as prioridades para os anos de 2019 e 2020 do Ministério da Saúde está a redução de mortalidade das pessoas vivendo com HIV (PVHIV) e coinfecção de tuberculose/HIV. Ampliar e fortalecer o diagnóstico e tratamento da tuberculose, HIV, Hepatites virais, infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hanseníase.

Além de reduzir a transmissão vertical da sífilis e da Hepatite B e eliminar a transmissão vertical do HIV. Ampliar o tratamento da hepatite C. Aumentar o acesso às ações de prevenção e diagnóstico e para populações-chave. E, fomentar estudos e pesquisas para o desenvolvimento de novos testes de diagnóstico da Hanseníase.

+ Acessados

Veja Também