Acadêmicos da UFR ministram palestras informativas e orientativas às comunidades vizinhas à Praça do CEU




Diversos acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), ministraram na manhã desta quarta-feira (12), palestras informativas e orientativas sobre: alimentação saudável e, cuidados com: hipertensão, diabetes, e avaliações físicas, como aferição de pressão arterial, IMC-Índice de Massa Corpórea, entre outras, na Praça do CEU- Centro de Artes e Esportes Unificados.

Conforme a Secretária Municipal de Promoção e Assistência social, Iriana Aparecida Cardoso, outras secretarias da administração pública, como secretaria de Esportes e Cultura, também reforçam essa parceria de esclarecer, orientar e levar informações úteis à população, em ações preventivas e educativas regulares.

De acordo com a Gerente Geral do Espaço CEU, Cristiane dos Santos Ponce, o público-alvo são os idosos, os jovens, adolescentes e adultos de cada comunidade circunvizinha ao espaço!

Na verdade, a unidade atende em média, cerca de 400 a 500 pessoas/mês, através de cursos de qualificação, aulas de artes e música, teatro, palestras informativas e várias outras atividades, como, aferição de glicemia,  e pressão arterial, atividades físicas orientadas para idosos, caminhadas entre outras.

Para a professora do curso de Medicina da UFR, Sabrina Neves Casarotti, esta parceria com a administração municipal é muito importante porque possibilita ao acadêmico poder exercitar o que aprende na universidade. “Este tipo de atividade no curso de medicina da UFR, é pautado nesse intercâmbio entre os “Dicentes” e a comunidade desde o primeiro semestre da atividade acadêmica. E o objetivo é inserir os alunos nesses ambientes de prática para que eles possam fazer essa relação entre o que eles aprendem na academia (universidade) e o que eles vão vivenciar como futuros profissionais, ajudando as comunidades e a população” externou a professora.

Ao final da palestra, os participantes foram agraciados e servidos com um saudável café da manhã, com muitos sucos, cafés, chás e frutas entre outras guloseimas.