Estão abertas as inscrições para 15 cursos gratuitos ofertados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Escola do Legislativo. As vagas são disponibilizadas à população em geral. As aulas devem ter início a partir da próxima semana e serão ministradas na modalidade presencial.
Os cursos com inscrições abertas são:
- Como Agir em Caso de Engasgamento
- Curso de Oratória CPI: Comunicação, Posicionamento e Influência
- Escrevendo com Precisão: Ortografia Descomplicada
- Redação Oficial e Comunicação Institucional
- Revisaço: Sintaxe
- Teatro Pedagógico: Assuma Seu Palco
- Redação para Enem
- Espanhol para Enem
- Clube de Leitura em Espanhol
- Espanhol Intermediário II
- Francês Completo Básico II
- Francês para Viagem
- Inglês Completo – Nível Básico II
- Inglês Completo – Nível Básico IV
- Italiano para Viagem
As inscrições estão disponíveis para pessoas acima de 15 anos e podem ser feitas pelo site da ALMT, clicando no menu “Institucional”, depois em “Escola do Legislativo” e “Cursos Presenciais” ou direto neste link.
Dúvidas e solicitação de informações também podem ser enviadas pelo WhatsApp. O canal de atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo número (65) 98134-2231.
Os dias e horários das aulas variam conforme o curso e podem ser conferidos no site, assim como o conteúdo programático de cada um.
“Temos cursos nos períodos matutino, vespertino e noturno, durante a semana e aos finais de semana. São muitas oportunidades para quem deseja se qualificar”, ressalta o coordenador da Escola do Legislativo, Thales Roder de Souza.
O servidor lembra ainda que todos os cursos são certificados. “Os certificados são reconhecidos e podem ser utilizados para fins de progressão funcional de servidores públicos ou para contagem de horas de atividades complementares, para acadêmicos”, acrescenta.
Conteúdo programático – Três dos 15 cursos disponíveis estão sendo ofertados pela primeira vez pela Escola do Legislativo. São eles: “Revisaço: Sintaxe”, “Redação para Enem” e “Italiano para Viagem”.
“O curso ‘Revisaço: Sintaxe’ vai ser voltado especificamente para o estudo da sintaxe, aquela parte da gramática que a maioria das pessoas acha difícil, que é a análise sintática: sujeito, predicado, oração subordinada, oração coordenada, etc. Muitas pessoas que estão se preparando para prestar o Enem ou fazer concurso público buscam esse tipo de conteúdo”, explica a professora Talita Figueiredo.
Talita também irá ministrar o curso de “Redação para Enem”, em conjunto com a professora Ana Paula dos Santos. Segundo elas, o curso foi incluído na grade da Escola do Legislativo para atender a uma demanda crescente.
“Nas aulas nós vamos trabalhar o texto dissertativo-argumentativo e as cinco competências que são avaliadas na redação do Enem. Vamos abordar cada uma das competências e os alunos terão que produzir textos, que serão analisados e corrigidos por nós. Será um curso focado na prática”, salienta Ana Paula.
A professora também é responsável pelo curso “Redação Oficial e Comunicação Institucional” e destaca a diferença entre os tipos de texto abordados nos cursos.
“No curso de redação oficial nós vamos trabalhar as comunicações institucionais, a empatia na comunicação, a linguagem simples, os pronomes de tratamento, o ofício e os outros documentos oficiais. É indicado para quem trabalha na administração pública”, diz.
Ainda com vistas à preparação de estudantes para o Enem, a Escola do Legislativo oferta o curso de espanhol, voltado ao estudo de questões da língua aplicadas na prova.
“Este é um curso de preparação para quem opta pela língua espanhola no Enem. Durante as aulas nós vamos trabalhar a compreensão textual com o objetivo de desenvolver uma segurança discursiva com a língua”, esclarece o professor Joelson Jogosi.
Clique aqui para conferir os cursos presenciais que estão com inscrições abertas.