8 ferramentas que todo profissional azulejista precisa ter

Mike Alves

Mike Alves

Freepik

8 ferramentas que todo profissional azulejista precisa ter

Confira nossa lista de materiais essenciais para a instalação de pisos e revestimentos

Os azulejos são um dos principais acabamentos do mercado. Não é difícil encontrar casas que possuem azulejos nas paredes ou pisos azulejados, principalmente em ambientes como cozinha e banheiros. O azulejista é o profissional responsável pela instalação desse material e, para isso, precisa de diversas ferramentas, como a serra mármore e o martelo de borracha, por exemplo.

Um bom profissional azulejista precisa entender quais são as ferramentas necessárias para fazer a aplicação do acabamento em azulejo com toda a segurança e qualidade possível. Confira nossa lista de 8 ferramentas que todo azulejista precisa ter.

Nível

O nível é indispensável para o azulejista. Essa ferramenta é utilizada para nivelar o contrapiso, garantindo que ele esteja no nível correto. Com o nível, o profissional azulejista consegue fazer a verificação imediata do nível do piso, o que é essencial para trazer mais confiança e agilidade para o seu trabalho.

Esquadros

O esquadro é uma ferramenta usada para medir e marcar ângulos de 30,45 a 90° e ângulos retos. Para isso, o azulejista precisa ser posicionado na junção dos azulejos para aferir o ângulo e fazer a instalação e os cortes dos azulejos corretamente. Essa ferramenta é essencial para conferir e orientar a instalação em diferentes ambientes.

Espátula

A espátula é muito importante no trabalho do azulejista, facilitando o trabalho da aplicação de rejunte. Com a espátula, o profissional consegue espalhar o rejunte de forma rápida, e isso é fundamental para o andamento do trabalho. Além de facilitar a aplicação, a espátula também consegue remover os excessos de rejunte, o que é essencial para a economia dos materiais da obra.

Martelo de borracha

O martelo de borracha é uma variação do martelo convencional e é muito utilizado por azulejistas. Essa ferramenta é usada para martelar azulejos, cerâmicas e outros tipos de pisos e revestimentos sem danificar ou arranhar as peças. Ao instalar pisos e revestimentos, muitas vezes é preciso usar o martelo de borracha para acertar a posição ou o nível das peças.

Desempenadeira

A desempenadeira é uma ferramenta bastante utilizada para aplicação de rejunte, argamassa em pisos e revestimentos. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, a maioria dos azulejistas costuma usar a desempenadeira dentada, que promove uma aplicação dos materiais com maior aderência nas peças.

Máquina de corte

Um problema que o azulejista enfrenta no seu dia a dia é as medidas imprecisas dos ambientes. Na maioria das vezes, os pisos e revestimentos comprados não se encaixam perfeitamente no tamanho do ambiente. Dessa forma, a máquina de corte é uma ferramenta essencial para realizar os cortes necessários, de forma alinhada, a fim de fazer a instalação da maneira correta.

No mercado, há opções de máquina de corte manual e motorizada. As máquinas manuais são mais baratas e indicadas para a realização de cortes de pisos em ambientes pequenos. Já as máquinas de corte motorizadas são indicadas para grandes ambientes, trazendo mais agilidade para o dia a dia de trabalho.

Serra mármore

A serra mármore é uma ferramenta indispensável para azulejistas. Se você precisar de um material para dar forma a peças de mármore, granito, cerâmica ou outros materiais de revestimento, use uma serra mármore. Essas serras conseguem realizar cortes precisos de até 45°, garantindo uma instalação correta e mais rápida.

Talhadeira

A talhadeira é outra ferramenta de corte bastante útil no trabalho de um profissional azulejista. Essa ferramenta é utilizada para quebrar superfícies de diversos materiais. Em muitas obras, o azulejista precisa quebrar pisos e revestimentos já existentes para fazer a instalação do novo e a talhadeira agiliza esse processo.

Essas são algumas das principais ferramentas essenciais para o profissional azulejista no seu dia a dia de trabalho. Com essas ferramentas, o trabalho de instalação de pisos e revestimentos fica muito mais preciso e produtivo.

+ Acessados

Veja Também