5ª Encontro de Saberes e Sabores de Cotriguaçu será realizado neste domingo

Redação PH

Redação PH

5ª Encontro de Saberes e Sabores de Cotriguaçu será realizado neste domingo

O município de Cotriguaçu (MT) terá sua celebração anual da agricultura familiar e cultura indígena, neste mês de outubro. No domingo, dia 23, está confirmada a realização da 5ª edição anual do Encontro de Saberes e Sabores. A programação deste ano traz novidades, como a feira de trocas de sementes crioulas e florestais, e será promovida na Comunidade Nova Esperança, no Projeto de Assentamento (PA) Nova Cotriguaçu, entre as 8h e 17h, pelos agricultores familiares locais e por indígenas Rikbaktsa, da Terra Indígena (TI) Escondido. O tema deste ano é Segurança Alimentar. No ano passado, mais de duzentas pessoas participaram do evento, na comunidade Novo Horizonte. A programação é aberta ao público.

O período da manhã será destinado ao momento de expressão dessas comunidades locais, com a participação de representantes das associações dos pequenos produtores rurais, dos grupos de mulheres, da associação indígena e dos produtores de leite, entre outras. Os visitantes poderão conhecer um pouco do dia a dia destas populações e seus projetos atuais. Esta etapa será seguida pela apresentação cultural dos Rikbaktsa, com dança ao som de flautas. Paralelamente os indígenas também comercializarão seus artesanatos e os agricultores familiares seus produtos.

Como tradicionalmente acontece, entre 12h e 14h, acontecerá um almoço festivo preparado especialmente pelos agricultores familiares. Uma refeição caseira com produtos locais oferecida ao público.

A tarde será destinada à palestra com convidados especiais sobre Soberania Alimentar, Agricultura Familiar e Produção de Alimentos Saudáveis. Na etapa cultural, haverá a apresentação de um filme que trata da valorização da Agroecologia. Mais uma novidade desta edição é a participação dos alunos da Escola Municipal do Campo Aldovandro da Rocha Silva. Eles terão um espaço para apresentar trabalhos sobre frutas regionais de época e multimistura e a importância da alimentação saudável, entre outros aprendizados. O público ainda poderá conferir a experiência de modelos de tecnologias sociais empregados na região.

A iniciativa tem apoio do Instituto Centro de Vida (ICV) e do Fundo Vale.

+ Acessados

Veja Também