3ª Festa da Uva mostra consolidação do cultivo em São Sepé

3ª festa da uva mostra consolidação do cultivo em são sepé

A 3ª edição da Festa da Uva de São Sepé, reuniu mais de 1, 5 mil pessoas na Praça das Mercês, no centro da cidade, promovida pela Associação de Vitivinicultores Sepé Tiarajú, Prefeitura de São Sepé, Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Emater/RS-Ascar.

?Nesta edição, foram comercializados cerca de quatro mil quilos de uva in natura?, avaliou o engenheiro agrônomo do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Sepé, Werner Ritter Wegner. ?Nesta terceira edição, observou-se a melhoria da qualidade dos produtos e o aumento da comercialização, pois a cultura vem se consolidando no município. A Emater vem desde o início, apoiando na organização e nas recomendações técnicas os produtores, pois vemos a produção de uvas como mais uma possibilidade de diversificação da propriedade e aumento de renda?, completou Wegner.

A abertura do evento contou com a presença de autoridades do setor, além do prefeito Léo Giradello, que destacou o crescimento da Festa da Uva e sua importância para o crescimento da viticultura do município. O cultivo de uvas em São Sepé ocupa atualmente uma área de 18 hectares, das variedades bordô, francesa e niágara branca e rosa, conforme dados da Emater/RS-Ascar.



Oito expositores da Associação de Vitivinicultores Sepé Tiarajú exibiram a produção local de uva in natura, cucas, sucos e vinhos. Também foram comercializados produtos derivados como geleias, licores e doces.

Para promover a Festa de Uva foram realizadas duas degustações de produtos, às 10h30 e às 15h30, com a participação de grande número de pessoas. Houve ainda apresentações musicais organizadas pela Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho.