1º Batalhão da PM vai lançar operação para comemorar aniversário de 103 anos

Unidade policiais mais antiga, importante em ações na área de segurança e para a história de Mato Grosso - Foto por: PMMT/Arquivo

Nesta terça-feira (02.06), como parte das comemorações do aniversário de 103 anos, o 1º Batalhão de Polícia Militar de Cuiabá, “Batalhão Daniel Queiroz”, lança operação de reforço ao policiamento, fiscalização do uso de máscaras, entre outras em sua área de atuação.

Sediada no bairro do Porto, em Cuiabá, em um prédio tombado como patrimônio histórico estadual, essa é uma unidade fundamental à Segurança Pública, especialmente na capital mato-grossense. Atualmente sob o comando do tenente-coronel Marco Antônio Guimarães, 1ºBPM atende mais de 30 bairros por meio de três Companhias: Lixeira, Beira Rio e Boa Esperança.

As celebrações deste ano, agendada para as 17h30, serão diferentes em função da pandemia do coronavívus, com pequeno número de pessoas e cumprimento de medidas de prevenção como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e disponibilização de álcool 70% para higienização.

Está prevista a inauguração da galeria de ex-comandantes e homenagem a personalidades civis e militares como forma de agradecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade cuiabana.

Foto por: PMMT/Arquivo

História

O Decreto estadual de número 8, de junho de 1917, o mesmo que reorganizou e denominou a polícia local de “Força Pública” e instituiu o Comando-Geral, criou os dois primeiros batalhões do Estado, o 1º, com sede em Cuiabá, e o 2º, em Campo Grande, hoje capital de Mato Grosso do Sul.

O nome “Batalhão Queiroz” é uma homenagem ao policial Daniel Queiroz, um carioca nascido em 1891 que atuou por mais de 40 anos na Polícia Militar de Mato Grosso, inclusive no 1º BPM, onde chegou ao posto de comandante.

Foto por: PMMT/Arquivo