16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia quer aproximar jovens da ciência

Fonte: MCTIC

16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia quer aproximar jovens da ciência

Inspirada no tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, foi aberta nesta segunda-feira (21), em Brasília (DF), a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento vai até o próximo dia 27 com atividades em todo o país para motivar crianças e jovens para a prática científica.

Com as atividades que vão ocorrer ao longo da semana, a intenção é desmistificar a ciência e mostrar que ela está presente no nosso cotidiano, de acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

“Esse evento traz as pessoas para próximo da ciência e tecnologia de maneira a desmistificar aquela questão que a pessoa pensa em ciência e começa imaginar um pesquisador de jaleco em um laboratório fazendo uma coisa que ninguém entende. Aqui temos a possibilidade das pessoas verem a ciência e tecnologia no seu dia a dia, em casa, no trabalho. A ciência está em cada coisa que fazemos, às vezes nem percebemos, mas ela está aqui, do nosso lado”, disse o ministro.

Ao logo da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia o público vai poder conferir mais de 5,5 mil atividades em municípios de 23 estados e no Distrito Federal. Participam instituições ligadas aos governos federal, estaduais e municipais, escolas, centros de pesquisa e entidades da sociedade civil.

Abertura – Brasilia

Ao discursar na abertura da semana, o ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, destacou a importância da ciência e tecnologia para a saúde em áreas como a genética e terapia de precisão. Ele disse que é preciso incentivar nas novas gerações o interesse pela ciência para no futuro desenvolverem as inovações necessárias para a saúde no Brasil.

“Se não despertarmos nos jovens, nas crianças, o desejo da pergunta, da dúvida, do questionamento, para que eles aprendam olhar fora da caixinha para encontrarmos soluções para um país que tem um dos maiores desafios de toda a humanidade, que é dar saúde a todos como direito e dever do Estado”, explicou o ministro da Saúde.

Em Brasília está em funcionamento a Avenida da Ciência – Mundo MCTIC, exposição que reúne todas as entidades vinculadas ao ministério em um espaço interativo para mostrar a ciência que é feita no Brasil.

Com mais de 180 expositores, os visitantes poderão se aproximar do que é feito no dia a dia da ciência, com a reprodução de experimentos, equipamentos das Forças Armadas como tanques e um caça da Força Aérea, além de estúdios de rádio e televisão, entre outras atrações.

O coordenador geral de popularização da ciência do ministério, Ivo Leite, chamou os jovens para participem das atividades em todo o país. “Venham até nós que nós abraçaremos vocês para levar para novos mundos, novos ensinamentos e novas tecnologias”, afirmou.

Mês da Ciência e Tecnologia

Para expandir as atividades da semana, o Governo Federal denominou outubro como o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A finalidade, de acordo com o ministério, é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, para temas e atividades da área, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Semana de Ciência e Tecnologia de 2020

O ministro Marcos Pontes adiantou que o tema da Semana de Ciência e Tecnologia do próximo ano será “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. Pontes informou que o Brasil se prepara para lançar oito laboratórios de inteligência artificial no Brasil.

+ Acessados

Veja Também