156 pessoas foram atendidas no “Plantão Sentinela” deste fim de semana em Rondonópolis

Foto: Assessoria

156 pessoas foram atendidas no “Plantão Sentinela” deste fim de semana em Rondonópolis

O “Projeto Sentinela” da Secretaria Municipal de Saúde, implantado em 25 de junho passado está fazendo a diferença no atendimento exclusivo a pessoas com sintomas do Coronavírus, atendeu neste final de semana (08 e 09/08) 156 pessoas realizando triagens, exames e testagem rápida para Covid 19, bem como, distribuindo medicamentos necessários receitados pelos médicos plantonistas.

FIM DE SEMANA

Cinco postos de saúde da cidade estão engajados no projeto e atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e das 18h à meia noite (terceiro turno). Nos finais de semana, dois destes postos são pré-selecionados para prestarem atendimento em regime de plantão aos sábados e domingos, das 6h ao meio dia.

Neste fim desmana por exemplo, estiveram de plantão as unidades de saúde da Vila Rica e Jardim Itamarati, onde, juntos, os dois postos atenderam 156 pessoas; realizaram 87 testes rápido para Covid-19 que resultaram na identificação de 27 novos casos de contaminação. Os pacientes, testados positivo, receberam a medicação necessária, sob a recomendação de ficar em casa em isolamento social, enquanto durar o tratamento.

ACOMPANHAMENTO

Todavia, é bom que se diga, que as pessoas eventualmente testadas positivo, bem como todos os casos em isolamento domiciliar (positivos e suspeitos) são monitorados, em 3 (três) turnos, pelos colaboradores da Sala de Gestão de Dados de Enfrentamento do Agravo COVID-19, com o auxílio das equipes da Atenção à Saúde, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica.

BALANÇO DA SEMANA

Segundo o departamento de dados da SMS, do dia 03/08 (segunda-feira) até o último domingo (09), pelo menos 1.489 pessoas foram atendidas nos postos do “Sentinela”, incluindo os dois plantões de sábado e domingo (08 e 09). Destas, 960 foram submetidas ao teste rápido para Covid-19 e 261 novas pessoas foram testadas positivo, sendo que 699, foram negativadas para a doença.

+ Acessados

Veja Também