12° Comando Regional de Pontes e Lacerda desenvolve importantes projetos sociais

Deputado Claudinei com o tenente-coronel Christian e delegado regional Clayton

12° Comando Regional de Pontes e Lacerda desenvolve importantes projetos sociais

As instalações do 12° Comando Regional e 18° Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) foram apresentadas ao deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Delegado Claudinei (PSL), nesta última quinta-feira (24), pelo tenente-coronel Christian Procópio que é gerente sistêmico da unidade regional. O militar representou o comandante-geral e coronel Edgar Maurício e apresentou um panorama dos trabalhos da corporação e projetos sociais desenvolvidos.

Primeiramente, Procópio levou o parlamentar para conhecer a sala de videomonitoramento que conta com 26 câmeras espalhadas pela cidade, sendo que foram adquiridas por meio do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) do município. Em seguida, apresentou cada parte da estrutura física e dos militares presentes na unidade.

Deputado conhece a sala de videomonitoramento que conta com 26 câmeras espalhadas em Pontes e Lacerda

Para dar uma melhor clareza para Claudinei sobre o Comando Regional, o gerente sistêmico organizou uma apresentação que constava um comparativo criminal entre os anos de 2018 a 2020 que apontou a redução de ocorrências, sendo especificada por grupos criminais de patrimônio (furto e roubo), trânsito (acidente, dirigir alcoolizado, lesão corporal e homicídio culposo), crimes de desordem (ameaça, dano, lesão corporal, injúria, difamação e calúnia) e outros.

No 12° Regional Comando também conta com a Força Tática

Projetos sociais

O Regional desenvolve importantes projetos sociais que foram suspensos devido ao período da pandemia da Covid-19. Um deles é o “Guarda Mirim” que ocorre em um auditório dentro da instituição que precisa de reforma e troca de ares condicionados que são muito antigos, explica o tenente-coronel. Ele comenta que além de Pontes e Lacerda, essa iniciativa se estende para Nova Lacerda, Vila Bela, Comodoro, Jauru, Conquista d´Oeste e Campos de Júlio que totalizam 310 jovens atendidos. “É um projeto preventivo, tirar o jovem da ociosidade e das más companhias. Dá uma estrutura moral e disciplina de valores. Para entrar no projeto tem que estar estudando e ter boas notas”, ressalva.

O “Jiu Jitsu Mirim” é outro projeto que ocorre em um barracão dentro da unidade que precisa de reforma e é executado somente em Pontes e Lacerda, com 108 jovens. Em seguida, Christian abordou sobre outra iniciativa, conhecida por Rede de Proteção Familiar que é a Patrulha Maria da Penha, envolvendo a parceira do Poder Judiciário e Assistência Social de Pontes e Lacerda.

“Acontece em quase todo o estado, a Patrulha Maria da Penha, em que a gente atende o flagrante e encaminha. Depois, ao final do processo, das medidas protetivas, a gente fiscaliza para ver se está sendo cumprida e conversa com as vítimas e agressores”, pontua.

Para finalizar, o tenente-coronel apresentou o projeto “Trânsito e Vida e Polícia nas Escolas (Civismo)” – que está em fase de desenvolvimento. “Na verdade, só tinham rondas nas escolas. Este projeto ia começar, mas veio a pandemia. A gente tem a intenção de dar palestras educativas para os alunos sobre o trânsito para crescerem com consciência e, também, serem multiplicadores para os pais. A intenção é colocar o nome do projeto de Civismo”, esclarece Procópio que preocupa com a falta de efetivo para a execução deste projeto para não sobrecarregar o militar.

Falta de efetivo – Na oportunidade, Christian comentou que todas as instituições ligadas ao Comando Regional necessitam de aumento de efetivo, principalmente devido ter servidores afastados sejam por doença ou férias. “Nós fizemos um documento solicitando efetivo para cá e foi respondido que só quando tivesse outro concurso ou apresentar um estudo de impacto interno para remanejar militar daqui, mas não tem como devido a situação da região”, salienta o gerente sistêmico.

Ele destaca que há cerca de 22 anos atrás, tinha mais de 7 mil policiais no estado de Mato Grosso com menos unidades militares e, hoje, há cerca de 6,5 mil servidores e o aumento de instituições a serem atendidas. “Não aumentou efetivo, aumentou unidades e serviços. E não há previsão de concurso e nem CFO (Curso de Formação de Oficiais) que não acontece há três anos”, expõe.

Diante das necessidades apontadas no encontro, o deputado Claudinei se comprometeu em levar todas as reivindicações para os integrantes da Comissão de Segurança Pública para que possam avaliar e intervirem para soluções junto ao governo estadual.

Instituição – Anteriormente, o 12° Comando Regional era um Batalhão subordinado à unidade regional do município de Cárceres. Esta instituição se tornou efetivamente um Comando, em 2013. Além de Pontes e Lacerda, são atendidos os municípios de Comodoro, Rondolândia, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista d´Oeste, Nova Lacerda, Figueirópolis d´Oeste, Jauru, Vale de São Domingos e Campos de Júlio.

+ Acessados

Veja Também