10 erros que todo mundo comete quando o assunto é saúde

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

10 erros que todo mundo comete quando o assunto é saúde

1: Dirigir com as janelas abertas

A sensação do vento nos cabelos em um dia quente pode ser muito boa, mas inspirar os poluentes nocivos emitidos pelos carros não é exatamente bom para a saúde. Um estudo feito em uma universidade americana descobriu que passar 6 por cento do nosso dia dirigindo com as janelas abertas nos expõe a 45 por cento dos poluentes que precisamos encarar em um dia inteiro. Fazer isso em uma cidade grande é uma ameaça real para a sua saúde. É bem melhor curtir o ar fresco a pé, antes de entrar no carro, e evitar a contaminação durante a viagem.

Ver as imagens

2: Carregar muito peso na bolsa

Maquiagem, lenços umedecidos, celular, carteira, chaves, câmera, pilhas e muitas outras coisas podem representar um peso e tanto para se carregar o dia todo. Fora o monte de tranqueira que a gente coloca na bolsa e esquece de tirar. O segredo aqui é avaliar a necessidade de cada item no seu dia-a-dia. O que não é essencial precisa ficar em casa. Carregar uma bolsa muito pesada pode trazer problemas de saúde, como espasmos, degeneração discal, artrite, problemas no pescoço e má postura. Tire tudo que você não precisa da bolsa e considere a possibilidade de comprar uma bolsa menor.

3: Excesso de exercício

Quanto mais tempo em cima da bicicleta, melhor? Não é bem assim. Tanto a falta de exercício quanto o excesso são ruins para a saúde. Esforçar demais seu corpo pode causar alterações hormonais, enfraquecimento do sistema imunológico, danos musculares, dores nas articulações e problemas nas costas. Embora seja importante se exercitar, não exagere. Ninguém chega no corpo perfeito em pouco tempo; a chave é a persistência.

Ver as imagens

4: Negligenciar o sono

Você corre o dia todo e faz absolutamente tudo que é possível dentro de um único dia, mas quando olha para o relógio, faz tempo que passou sua hora de ir para a cama. Pesquisas comprovam que somos menos atraentes quando dormimos pouco, mas pálpebras caídas e olheiras são os menores entre os males causados pela falta de sono. Não importa o quão saudável você seja, não há exercício no mundo que corrija os problemas causados por dormir mal. Os cientistas estudaram 5.600 pessoas com um peso saudável durante três anos e descobriram que a falta de sono duplica o risco de um acidente vascular cerebral e doenças cardíacas. Se isso não fizer você repensar sua necessidade de dormir bem, nada mais fará.

5: Evitar a balança

Muita gente foge da balança tanto quanto possível. Estas pessoas acreditam que é melhor não enxergar o problema para não ter que lidar com ele. Se você acha que ganhou peso, é melhor encarar os fatos antes que a coisa saia do controle. O nosso peso flutua o tempo todo e isso não é motivo para entrar em pânico, mas ganhar mais de 5 quilos é um sinal de que rever seus hábitos alimentares é uma necessidade. Subir na balança regularmente lhe permite cortar o mal pela raiz. Perder alguns quilinhos é muito mais fácil do que deixar o peso se acumular e tentar resolver mais tarde.

6: Não manifestar as preocupações

Se preocupar com aquela reunião de trabalho, com colocar o lixo para fora, alimentar o gato, todas essas coisas podem representar um peso na sua vida. Embora o estresse possa mantê-lo alerta, também pode prejudicar sua saúde. Angústia, dores de cabeça, pressão alta, dores de estômago e privação de sono são apenas alguns dos sintomas. Embora seja normal se preocupar, passar o tempo todo em pânico não faz bem. Quando você estiver realmente preocupado com algo, tente responder estas perguntas com o máximo de honestidade possível: O problema ainda o preocupará daqui a duas semanas? Dá para resolver facilmente? Se parar de se preocupar não for uma opção, resolva o problema tão rápido quanto puder. Não deixe situações cotidianas acabarem com seu bem estar e com sua saúde.

7: Parar de tomar medicamentos subitamente

A maioria de nós abandona uma medicação quando começa a se sentir melhor, não é verdade? Sabia que há riscos sérios para a saúde nesta prática? Dependendo do medicamento, interrompê-lo subitamente pode trazer consequências leves, moderadas e até mesmo graves. Algumas delas incluem dores de cabeça, retorno da doença e até convulsões. Interromper alguns tipos de medicação pode ser fatal, então é melhor seguir as orientações do seu médico com o máximo de exatidão possível.

Ver as imagens

8: Não usar fio dental

O fio dental é vital para sua saúde bucal, mas muitos não o usam com frequência. O acúmulo de placa bacteriana pode ser um problema maior do que você imagina. Se a bactéria chegar até seu sangue, pode causar inflamação crônica, além de aumentar o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, câncer e parto prematuro. As implicações cosméticas são outra preocupação óbvia; a menos que você goste da ideia de perder todos os dentes, é recomendável que você use o fio dental ao menos uma vez por dia para evitar que a placa se acumule e enfraqueça a estrutura de sustentação de seus dentes. Sua rotina de higiene bucal é vital para uma boa saúde.

9: Pular o café da manhã

Pular o café da manhã é como tentar dirigir seu carro com quase nenhum combustível: cedo ou tarde, você terá problemas. Além de se sentir mais lento e menos desperto, você também pode ganhar peso, ter diabetes e se tornar obeso, porque seu corpo irá armazenar mais gordura do que deveria, já que não sabe quando será sua próxima refeição. Um bom café da manhã pode fazer você se sentir mais feliz, funcional e saudável.

10: Beber água da torneira

A sua mãe não estava paranoica quando lhe dizia para não tomar água da torneira. Cientistas sugerem que esta prática pode causar envenenamento por chumbo. O chumbo pode estar presente nos sistemas de água por conta de encanamentos antigos. O envenenamento por chumbo é um grande risco para saúde, especialmente em crianças. Embora os cientistas salientem que o risco de contaminação não é alto, é sempre melhor evitar.

Words:RealBuzz.com

Yahoo Style UK

+ Acessados

Veja Também