10 Dicas para conseguir uma boa vaga em um estágio

Foto: Reprodução

Escolher o curso que melhor se adeque às suas aptidões é o primeiro grande passo para quem deseja crescer na carreira. É durante o estágio que o estudante irá colocar em prática tudo aquilo que aprendeu de uma forma teórica na instituição de ensino.

Por isso essa fase é tão importante para o desenvolvimento dos futuros profissionais. Sabemos o quanto é difícil começar algo, por isso resolvemos dar algumas dicas bem práticas que irão ajudar a conseguir uma boa vaga de estágio:

1. Faça um currículo bem elaborado

Essa pode parecer uma dica bem óbvia, mas muitos não se atentam a ela. Tendo em vista que muitas pessoas estão em busca de um emprego, o currículo se torna extremamente importante. Ele é a apresentação do candidato, e é através dele que os recrutadores irão ter contato pela primeira vez. Com isso, deve ser claro e objetivo.

Dependendo da área, algumas informações são mais necessárias que outras, mas os dados essenciais geralmente são sempre os mesmos: Informações pessoais (nome, email, telefones, etc.), formação acadêmica (Faculdade, curso e período), perfil profissional (principais competências), experiências anteriores e cursos realizados.

2. Não minta no currículo

Muitas pessoas mentem em seus currículos adicionando cursos, citando habilidades que não possuem e até experiências profissionais que nunca tiveram. Mentir durante o processo de seleção é uma das piores ideias que se pode ter por vários motivos que

incluem ética. A outra questão é que os recrutadores percebem se há inconsistência de dados durante uma entrevista e isso não cai nada bem.

3. Invista em cursos extras

Um estudante em começo de carreira deve se preocupar em aprender sempre mais. Para isto deve fazer cursos que possam complementar o que é aprendido em sala de aula como cursos de liderança, gestão, informática ou algum que possa ajudar em sua formação. Outro curso valioso é o de línguas.

Aprender uma língua estrangeira é fundamental, mesmo para quem ainda está dando os primeiros passos na profissão. Para isso, um dos principais conselhos é treinar muito, ou procurar por cursos ou professores especializados. Com as medidas de distanciamento social, o mais prático tem sido investir em opções online que trazem oportunidades de conversação e lições específicas para cada nível de conhecimento.

4. Crie uma rede de contatos

Foto: Reprodução

Alguém que deseja ser notado deve se apresentar. Isso vale para os negócios, produtos e empregos. Uma boa maneira de mostrar interesse é informar a colegas e professores que está disponível e que pedir avisem caso surja alguma vaga.

Professores conhecem pessoas e empresas em suas áreas e podem sempre dar a ajuda necessária, além de também dar indicações de quais caminhos seguir. Outra forma que se tornou popular de criar uma rede de contatos é se inscrever em redes sociais profissionais como o Linkedin.

5. Participe de Seminários e Congressos

Um estudante interessado em conseguir boas colocações sempre vai aproveitar a oportunidade de participar de eventos como seminários e congressos. Com um formato mais enxuto, eles se tornam uma excelente fonte de conhecimento e atualização, além de fortalecer o currículo.

6. Faça uma lista de empresas que lhe interessam

Faça uma lista com todas as empresas que lhe interessam e busque informações sobre cada uma delas. Uma boa forma de conseguir os dados necessários é através dos sites oficiais. Isso é importante para saber se é adequado à vaga e também se preparar para o momento da entrevista. Esta também é uma oportunidade de conhecer mais sobre o local, saber o que oferecem e o que esperam de seus funcionários. Desta maneira o candidato pode avaliar se a vaga será interessante para seu currículo.

7. Desenvolva suas habilidades e competências

As empresas esperam que seus colaboradores tenham algumas habilidades e competências. E dentre elas estão boa comunicação escrita e falada, capacidade de adaptação, flexibilidade, proatividade, saber trabalhar em equipe e outras. Essas habilidades podem ser natas, mas a grande maioria é desenvolvida através de experiência e técnicas.

8. Esteja ciente de seus direitos e deveres

A lei do estágio é bastante clara quando diz que o estágio é um ato educativo que visa a preparação para o trabalho produtivo. Ele deve, portanto, ser feito de maneira que não interfira nos estudos e as empresas que buscam estagiários estão cientes disso. Caso. Esteja sempre ciente de seus direitos e deveres e dê prioridade sempre aos estudos se for o caso.

9. Mantenha o foco

Foto: Reprodução

Todos sabem o quanto é difícil enriquecer um currículo e conseguir uma vaga de estágio. Com isso, muita gente acaba por se inscrever em vagas que pouco tem a ver com seus objetivos, e a longo prazo isso não será produtivo para suas experiências. Procure manter o foco nas vagas onde será possível desenvolver as habilidades que o farão um excelente profissional.

10. Tenha paciência

Conseguir uma boa colocação exige tempo e dedicação. E a maioria das pessoas passará por um processo antes de conseguir sua almejada vaga. Portanto, manter a calma e paciência enquanto aguarda é nossa última dica. Aproveite para se inscrever em sites voltados para estágios e fique sempre atento às novas vagas que surgirem.