1.365 estudantes e acadêmicos participaram do projeto TCEstudantil

Redação PH

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1.365 estudantes e acadêmicos participaram do projeto TCEstudantil

“Quando eu entrei no plenário, observei como é feito o julgamento dos processos e como as pessoas trabalham. Também senti muita curiosidade em saber como são elaborados os relatórios, os votos dos conselheiros. Achei interessante que fomos chamados a cumprir nossos direitos e deveres enquanto cidadãos e de que forma podemos realizar o controle social com a fiscalização dos recursos públicos e a escolha dos nossos representantes”. O depoimento foi dado pela estudante do 2ª ano do ensino médio do Sesi Escola-Cuiabá, Bianca Daniele da Silva, por meio da intérprete de libras, Marileia Nunes de Oliveira, durante a visita ao Tribunal de Contas de Mato Grosso realizada no mês de junho.

A aluna foi uma dentre 1.365 estudantes que participaram do projeto TCEstudantil ao longo do primeiro semestre de 2016. Desde fevereiro, foram realizados 15 eventos, que envolveram escolas e universidades no intuito de fomentar o exercício da cidadania e do controle social junto aos estudantes do ensino médio e acadêmicos.

Conforme esclarece a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI), Cassyra Vuolo, um dos grandes feitos do projeto TCEstudantil é formar multiplicadores de informações frente à comunidade escolar. "O projeto não termina aqui na visita ao Tribunal de Contas. Nós vamos ao encontro dos estudantes e, por meio deles, das pessoas que os circundam, no intuito de dar condições de que elas tenham mais qualidade de vida. Somos uma voz com o cidadão", afirmou.

Além de visitarem o plenário, conhecerem a Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia e receberem palestras sobre o TCE de Mato Grosso e o Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC-MT), os estudantes devem desenvolver ações de controle social nas escolas, uma forma de monitorar os desdobramentos do projeto. No primeiro semestre, foram realizadas três ações, nas Escolas de Várzea Grande Terezinha de Jesus Silva e Irene Gomes de Campos e, de Cuiabá, na Escola Cooperar.

Neste primeiro semestre, participaram do projeto, também, as instituições de ensino: Unic Barão, Univag, Escola Estadual Presidente Médici, Faculdade Cândido Rondon, Escola Olimpo, Unic Beira Rio, Unic Pantanal, Unirondon, Escola Estadual Eliane Digigov, Escola Estadual Pedro Gardes, Escola Estadual Henandy Maurício Baracat de Arruda e Colégio Primeiros Passos e Êxitus.

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