Voluntários se unem para limpeza do Rio Cuiabá; ação ocorre no próximo mês

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Voluntários se unem para limpeza do Rio Cuiabá; ação ocorre no próximo mês

"Não basta só falar em conscientização, é preciso fazer nossa parte e colocar a mão na massa", enfatizou o deputado Wancley Carvalho (PV) em reunião que definiu o cronograma de limpeza do Rio Cuiabá. A ação será realizada no dia quatro de junho, na semana mundial do meio ambiente.

Durante visita técnica, ficou definido que a limpeza será realizada em uma extensão de cinco quilômetros, entre a ponte Júlio Muller, em Cuiabá, até a região de São Gonçalo Beira Rio, em Várzea Grande. Na inspeção foi constatado que a maior concentração de lixo está no perímetro urbano do rio.

O trabalho não resultará apenas no ato de limpeza do Rio Cuiabá, mas sim em uma ação continuada de educação ambiental. A iniciativa é do parlamentar, que participava de ação semelhante no Rio Guaporé, em Pontes e Lacerda, quando era vereador no município.

Por meio da Associação Amigos do Rio Cuiabá e diversos parceiros, antes do dia da limpeza, serão realizadas visitas e palestras nas oito escolas ribeirinhas, de Cuiabá e Várzea Grande, com o objetivo de envolver alunos e professores no projeto. "O rio pede socorro. Estamos unindo forças para mostrar com o exemplo da limpeza, que precisamos cuidar mais do meio ambiente. Mataram o Rio Tietê, em São Paulo. Não podemos deixar que esse crime aconteça aqui", disse o deputado.

A iniciativa da associação pretende unificar trabalhos de preservação semelhantes que já são realizados por outros voluntários. O objetivo é potencializar as ações, e cuidar ainda mais das águas do Rio Cuiabá, que banham 13 municípios, e tem 828 quilômetros de extensão.

Parceiros – A construção e realização do projeto é realizado por diversas mãos. Todos são voluntários comprometidos com preservação do Rio Cuiabá, e a cada reunião novos são os aliados.

Hoje, o projeto já conta com o apoio do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Brasileiro da Ecologia e Meio Ambiente (Ibema), Cruz Vermelha, Universidade Federal de Mato Grosso (Ufmt), secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), secretaria de Estado de Educação Seduc-MT), Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, delegacia do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Juizado Volante Ambiental (Juvam), secretarias de Meio Ambiente de Cuiabá e Várzea Grande, secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá, Associação do Bairro São Gonçalo Beira Rio, escolas, Teoria Verde, Associação Rio Cuiabá, Amigos do Rio Guaporé, Colônia de Pescadores Z1 (Cuiabá) e Colônia de Pescadores Z14 (Várzea Grande).

A Associação Amigos do Rio Cuiabá também procura novos parceiros que queiram somar forças na defesa do rio. Os interessados podem entrar em contato com o gabinete do deputado Wancley Carvalho, pelo telefone (65) 3313-6795.

+ Acessados

Veja Também