Viagem: 5 atrações curiosas que você precisa conhecer

Viajar é sempre uma experiência enriquecedora

Viajar é sempre uma experiência enriquecedora, seja para destinos dentro do Brasil, seja para qualquer outro lugar do mundo. Além das belas paisagens e dos pontos turísticos mais famosos de todo o planeta, existem diversas atrações curiosas e até mesmo bastante exóticas que merecem a visita do viajante pelo menos uma vez na vida.

Reunimos abaixo 5 dicas de locais e pontos diferentes e curiosos que valem a visita. Confira!

Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro

Inaugurado na metade do século XIX, o Cemitério São João Batista, localizado em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, é uma das necrópoles mais famosas do país por conta do grande número de personalidades que lá estão sepultadas.

Primeiro cemitério da América Latina a contar com mapa virtual no Google Street View, também oferece aos visitantes a pesquisa presencial sobre a biografia dos enterrados, utilizando a tecnologia QR Code.

Entre as personalidades do local estão nomes como Cazuza, Tom Jobim, Carmen Miranda, com destaque para a cantora Clara Nunes – seu túmulo é um dos que mais recebem homenagens como bilhetes, orações e coroa de flores no Rio de Janeiro.

Rua 25 de Março, São Paulo

Um verdadeiro templo do consumo na América Latina, a Rua 25 de Março, em São Paulo, vive lotada faça chuva ou faça sol.

Compradores de todos os lugares do país e também de fora do Brasil desembarcam todos os dias em suas centenas de lojas, que vendem de tudo um pouco: de itens de decoração a calçados, óculos, equipamentos eletrônicos, bolsas, roupas, bijuterias e até mesmo fantasias e itens de festa. De lá, vale dar um pulinho no Mercadão Municipal, ponto turístico tradicional da capital paulista e que fica ao lado da 25.

Rota do Cangaço, Piauí

Para quem ama história do Brasil e gosta de reviver momentos importantes da trajetória do país, a Rota do Cangaço é um prato cheio.

Por ela, passaram Lampião, Maria Bonita e seu bando. Os visitantes caminham pela rota parte por trilhas entre a caatinga, parte em um catamarã que sai do atracadouro de Piranhas e faz a descida pelo Rio São Francisco até a Grota do Angico, local onde todo o bando sofreu uma emboscada e acabou morrendo.

Festival Mundial da Cachaça, Minas Gerais

A cidade de Salinas, em Minas Gerais, sedia anualmente o Festival Mundial da Cachaça, que ocorre no mês de julho.

O local não poderia ser mais apropriado: Salinas é considerada a Capital da Cachaça Artesanal, e produtora da Cachaça Havana, a mais premiada do planeta.

É possível visitar os alambiques da região e também aproveitar boas horas no Mercado Municipal de Salinas, que vende iguarias próprias da região norte do Estado, como o requeijão amarelo, o pequi e a paçoca de carne seca.

PETAR, São Paulo

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, localizado a 320 quilômetros da capital paulista, é de tirar o fôlego. A região concentra mais de 350 cavernas, mas apenas doze delas são abertas à visitação.

Os salões milenares remetem à cenas de filmes épicos, e são repletos de formações como estalagmites e estalactites. Entre os destaques, o pórtico da Caverna Casa de Pedra, que tem algo em torno de 215 metros de altura.