Vettel exalta “milagre” e crê em Ferrari capaz de superar Mercedes em 2016

Redação PH

Redação PH

Vettel exalta “milagre” e crê em Ferrari capaz de superar Mercedes em 2016

Por ironia do destino, Sebastian Vettel não fechou a temporada, no GP de Abu Dhabi, com um pódio, lugar que tanto frequentou em 2015. Tudo por causa do vacilo no treino classificatório que resultou em um 15º lugar no grid de largada. No domingo, uma corrida de recuperação coroada com uma 4ª colocação. O alemão termina o ano com três vitórias (único "não-Mercedes a vencer) e um 3º lugar no Mundial de Pilotos, e faz um balanço positivo de sua primeira temporada vestindo o macacão vermelho da Ferrari:

– Obviamente que largar em 15º não é o jeito mais fácil de começar, mas conseguimos o melhor resultado possível para a equipe.Tem sido um grande ano e é bom terminar desta forma. A temporada foi uma curva ascendente durante todo o ano. Se você pensar onde estávamos um ano atrás, esta temporada foi um milagre. Não consigo pensar em outra equipe que tenha evoluído tanto em um ano. No começo do ano provavelmente levávamos algo como 1s5 por volta (das Mercedes), e agora estamos de 10s a 15s atrás em uma distância de uma corrida.

Agora o foco é 2016, ano em que Vettel acredita que a Ferrari pode ser capaz de conseguir a até então aparentemente difícil missão de bater a Mercedes:

– Claro que o último passo, de alcançar a Mercedes, será também o mais difícil. Sabemos que há muita coisa a fazer e que a Mercedes é muito forte. Mas podemos ser melhores que eles. Eles são superáveis. Estamos empolgados para o ano que vem. Não queremos mais brincar de caça, queremos virar o jogo e virar a força dominante. Precisamos nos concentrar, sabemos que podemos evoluir o carro e o motor, e fazer melhor como piloto. Se conseguirmos unir isso tudo, seremos muito fortes.

A chegada do tetracampeão na RBR, como peça principal de uma grande reformulação da estrutura da tradicional escuderia, não coincidiu apenas com o salto de desempenho da equipe. Carismático, o alemão trouxe consigo um clima mais leve e descontraído a Maranello, antes pesado com o mau humor e as reclamações de Fernando Alonso, hoje na McLaren.

– Há muitos sorrisos na garagem e no ano que vem queremos aumentar essa quantidade. Estou muito feliz de ter me juntado ao time neste momento e ter um ano de estreia na Ferrari desta maneira. Espero que muitos outros bons assim venham pela frente.

A Fórmula 1 se prepara agora para o merecido descanso do fim de ano e retoma suas atividades para os testes da pré-temporada 2016, em fevereiro. As sessões no Circuito da Catalunha serão realizadas entre o dia 22 de 25 de fevereiro e 1º e 4 de março. Com 21 etapas – duas a mais que este ano, por causa do retorno do GP da Alemanha e da estreia do GP da Europa, no Azerbaijão, a temporada 2016 tem início marcado para 20 de março, com o GP da Austrália. O GP do Brasil será o penúltimo do calendário, no dia 13 de novembro.

Tetracampeão mundial voltou a sorrir e trouxe clima descontraído à Ferrari (Foto: Getty Images)

+ Acessados

Veja Também