Vereadores cobram obras de infraestrutura na rede pública de Campo Novo do Parecis

Redação PH

Redação PH

maluf defende ampliação da discussão sobre a reforma tributária

Vereadores cobram obras de infraestrutura na rede pública de Campo Novo do Parecis

Com a proximidade do fim do ano letivo, lideranças políticas mato-grossenses se mobilizam por reforma e ampliação das unidades escolares em seus municípios, a serem concluídas para o próximo calendário escolar. Nesta quarta-feira (9), o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) acompanhou os vereadores da cidade de Campo Novo do Parecis Leandro Martins dos Santos e Dionardo Mendes da Conceição em uma reunião com o secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, para cobrar melhorias na infraestrutura de instituições locais.

A primeira demanda apresentada pelos vereadores de Campo Novo dos Parecis foi a reforma, com a construção de salas de aula, na Escola Estadual União da Chapada. Segundo Leandro, que também atua como professor da rede pública, o projeto executivo da obra está na Seduc desde 2014. Outra solicitação foi a ampliação da Escola Jardim dos Ipês.

“Sabemos que os recursos destinados à educação e à saúde são fixados pela Constituição e não podem sofrer redução, mesmo em um momento de crise. A ampliação dessas unidades escolares, que por sinal são bem populosas, é fundamental para o bom atendimento dos alunos da rede pública e precisamos que essas obras sejam executadas até o início do próximo ano, para sanar a demanda local por vagas”, afirmou professor Leandro.

Dilmar Dal’ Bosco voltou a cobrar do secretário Marrafon a construção de uma quadra de esportes na EscolaEstadual Juscelino Kubitschekde Oliveira, emPoconé, a fim de ampliar a qualidade do ensino oferecido naquela unidade. “Essa escola conta com um número significativo de alunos e não dispõe de espaço adequado para prática de esportes e outras atividades recreativas pertinentes ao projeto pedagógico, além disso chega a ser crime expor crianças e adolescentes ao calor escaldante de nossas cidades”, afirmou Dilmar ao secretário.

O líder de governo aproveitou a reunião para sugerir ao gestor da Seduc um novo modelo de aquisição das Academias da Terceira Idade (ATIs), que seria comprada diretamente pelo Estado e cedido aos municípios, a exemplo dos equipamentos adquiridos pela Secretaria de Agricultura Familiar, como farinheiras e resfriadores de leite, que são entregues diretamente às prefeituras e associações.

Atualmente, explica Dilmar, os recursos para aquisição das ATIs, que custam cerca de R$ 20 mil, são destinados às prefeituras, que fazem a adequação do local que recepcionará os aparelhos adquiridos. Ele classifica esse modelo como inviável, uma vez que muitas cidades não possuem certidões positivas, o que impede repasse de dinheiro governamental.

A ideia foi bem recebida por Marrafon, que se comprometeu em reavaliar a aquisição das ATIs junto à Secretaria das Cidades. Quanto a reforma, construção e ampliação das unidades escolares, o gestor da Seduc explicou que as obras estão sendo executadas de acordo com a disponibilidade orçamentária do Estado, mas que as unidades apresentadas encontram-se dentro do planejamento da Seduc para execução em 2017.

+ Acessados

Veja Também