Vendas no comércio têm pior 1º trimestre em doze anos

Redação PH

Redação PH

crise econômica pode trazer oportunidades de investimento, avalia especialista

Vendas no comércio têm pior 1º trimestre em doze anos

O volume de vendas no comércio recuou 0,8% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quinta-feira. Este é o pior índice para os três primeiros meses do ano desde 2003, quando teve retração de 6,1%. Para os meses de março, o varejo também apresentou o desempenho mais baixo, de 0,9% negativo, desde 2003, quando caiu 2,4%.

Trata-se do segundo mês consecutivo que registra queda neste ano – em fevereiro, caiu 0,4%, e em janeiro, subiu 0,3%. Em relação à receita nominal das vendas, houve baixa de 0,4% em março ante fevereiro. Nos dois meses anteriores, o índice havia ficado positivo. No acumulado de doze meses até março, houve um incremento no volume de vendas de 1%.

O varejo ampliado, que inclui também a comercialização de veículos, motocicletas e materiais de construção, também manteve a tendência de queda, registrando recuo de 1,6% para o volume de vendas e de 1,5% para a receita nominal.

Sete das dez atividades comerciais verificadas pelo instituto venderam menos em março. O setor de veículos, motos e peças foi o que teve o maior recuo, com 4,6%, seguido por móveis e eletrodomésticos (-3,0%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-2,3%). As atividades que registraram desempenho positivo foram as de combustíveis e lubrificantes (2,8%), artigos de uso pessoal e doméstico (1,2%) e artigos farmacêuticos e de perfumaria (1,2%).

Os dois principais fatores que explicam os resultados negativos do setor são a falta de confiança do consumidor diante da crise econômica e a restrição ao crédito.

+ Acessados

Veja Também