Veja as vantagens e desvantagens da nova moda ‘Desafio dos 30 dias’

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Veja as vantagens e desvantagens da nova moda ‘Desafio dos 30 dias’

Um mês, um desafio e uma promessa tentadora: ficar em forma sem se matricular na academia. Desde que a moda do “desafio dos 30 dias” apareceu, não tardou para que surgisse um programa focado em exercícios físicos, como o 30 Day Fitness Challenge. Afinal, quem não quer melhorar o desempenho e ficar com os músculos mais firmes em apenas um mês de exercícios?

O “desafio dos 30 dias” é uma estratégia para quem tem pouco tempo para se exercitar, mas busca uma atividade de resultado rápido e curto prazo de comprometimento. Seja para corrida, agachamento ou abdominais, os tipos de exercício são indicados em uma tabela e ficam mais intensos ao longo do tempo. A ideia é que se possa realizar o desafio fora da academia e, quando o objetivo é fortalecer grupos musculares, com exercícios que usam o peso do próprio corpo.

“O ‘desafio dos 30 dias’ é muito interessante para gerar motivação na prática de novas modalidades ou para alcançar uma meta quando se está perto dela”, afirma o preparador físico Marcos Cordeiro, da Fênix – Escola de Condicionamento e Performance. Marcos sugere o planejamento quando o objetivo é adquirir um novo hábito de exercício. “As adaptações iniciais como condicionamento cardiorrespiratório e resistência muscular surgem em cerca de três semanas de treinamento”, ele explica.

Assim como todo plano de exercícios, o “desafio dos 30 dias” preza o descanso em um dia da semana. Segundo o endocrinologista Pedro Assed, descansar ajuda na recuperação muscular e evita lesões, ou seja, há um melhor aproveitamento da atividade feita.

Apesar da praticidade do programa, ele pode trazer problemas ao ser realizado sem acompanhamento. "O fato de um exercício ser de fácil execução não dispensa a orientação de um profissional de educação física registrado e capacitado para verificar erros na postura e na execução do movimento, a fim de evitar possíveis lesões", explica o preparador físico Allan Faria, da Fênix – Escola de Condicionamento e Performance.

E quando o mês acaba, surge a dúvida: o que fazer para continuar se exercitando? Allan Faria dá a dica. "Depois dos 30 dias, faça uma avaliação dos resultados e, a partir deles, trace uma estratégia alternativa que vá de encontro com seus objetivos", sugere. "Toda atividade física funciona pela regularidade, e com o 'desafio dos 30 dias' não é diferente", ele afirma.

+ Acessados

Veja Também