Unemat muda de nome após derrubada de veto dos deputados

Redação PH

Redação PH

Unemat vai mudar de nome após derrubada de veto dos deputados
Foto: Divulgação/Unemat

Unemat muda de nome após derrubada de veto dos deputados

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrubaram nesta terça-feira (15), por 15 a 2, o veto do ex-governador Pedro Taques, publicado no dia 20 de abril de 2018, que rejeitava a alteração do nome da Instituição para Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reys Maldonado.

O impasse do nome da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que vinha desde 2016.

“A derrubada do veto é um reconhecimento da autonomia da Universidade em definir suas políticas e o reconhecimento do trabalho do professor Maldonado junto a Instituição e o Estado. Dar seu nome à Universidade que ele trabalhou para expandir e que hoje atende todo o estado de Mato Grosso é digno de sua atuação”, comentou o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin.

Apesar do Projeto de Lei ter sido aprovado em 2016, o governado justificou a o veto por entender se tratar de vício formal, apresentado em flagrante ultraje ao princípio da separação dos Poderes, justificativa agora apreciada e não acatada pelo Legislativo.

A proposta de alteração do nome, foi realizada pelo deputado estadual Adriano Silva, professor e ex-reitor da Unemat.

O objetivo da propositura foi atender o desejo da comunidade acadêmica de homenagear Maldonado, que morreu às vésperas de completar 55 anos de idade, em 30 de janeiro de 2016.

Além disso, ex-reitor Adriano Silva reforçou que Maldonado sonhou, formulou e implantou o projeto nos moldes multicâmpus adotados até hoje pela Unemat, e consideram o veto da ALMT como uma homenagem justa e honesta.

“A Assembleia Legislativa através dos seus deputados corrige um erro do ex-governador Pedro Taques em vetar nosso projeto de lei, derrubando o veto e promulgando”, afirmou Adriano Silva.

+ Acessados

Veja Também