Tudo o que precisa saber sobre os mockups

Os mockups ou mock-ups são de forma simples um modelo em escala ou de tamanho real de um projeto, dispositivo ou imagem, utilizada como forma de apresentação
Ilustrativa

Tudo o que precisa saber sobre os mockups

Os mockups ou mock-ups são de forma simples um modelo em escala ou de tamanho real de um projeto, dispositivo ou imagem, utilizada como forma de apresentação de um projeto, demonstração ou avaliação de design (muito comum em design de moda onde várias peças são testadas de modo a poderem ser avaliadas e produzidas – no caso de serem realmente interessantes).

Além disso, é também possível dizer que um mockup é uma espécie de protótipo que fornece a quem esta a testar o serviço, a possibilidade de analisar e testar pelo menos uma das várias funcionalidades que o mesmo tem, garantindo assim um feedback aos usuários.

Existe uma gíria bastante comum relativamente aos mockups e que traduz a essência da sua utilização: “Você pode consertar agora na mesa de desenho com uma borracha ou você pode corrigir mais tarde no canteiro de obras com uma marreta”.

Para que serve realmente um mockup?

Tal como dissemos anteriormente os mockups são maquetes ou representações de produtos ou objetos no seu tamanho real ou em escala (pode ser em dimensões superiores ou inferiores dependendo do produto ou projeto em questão).

Deste modo, e porque se trata de uma representação extremamente bem elaborada e com o design igual ou muito semelhante à arte final, os mesmos são cada vez mais utilizados em mostras de roupa por parte de novos estilistas ou designers de moda, é especialmente comum a utilização de mockups para camisetas.

Esta possibilidade de ver em formato real um produto ou projeto, ajuda não só o usuário final a ver de forma palpável algo inovador, como também garante que os desenvolvedores do projeto saibam se o mesmo irá ou não ter a aceitação desejada aquando do seu lançamento.

Os mockups digitais podem ser criados através de Photoshop e, atualmente, existem sites que disponibilizam de forma gratuita uma grande quantidade de mockups que ajudam não só designers como também empreendedores digitais que não sabem por onde avançar na mostra do seu negócio.

Quais são as principais diferenças em mockups, protótipos e wireframes?

Pois bem, independentemente da tipologia de negócio que tenha, apresentar e divulgar uma ideia é sem qualquer sombra de dúvida algo de extrema importância.

Se hoje em dia o mais comum de se utilizar são mockups e protótipos, podemos dizer que até há alguns anos através a ferramenta mais utilizada para este tipo de apresentações eram os wireframes.

Contudo, genericamente, embora fossem uma representação, os mesmos tinham uma baixa fidelidade ao design do produto ou projeto que se queria mostrar, estando apenas presente os princípios básicos do mesmo (ou seja, era um esqueleto do projeto).

Assim sendo, os wireframes foram evoluindo e passaram a existir cada vez mais protótipos já que são representação com maior fidelidade ao projeto e que conseguem logo apresentar uma simulação da interface.

Embora seja uma excelente forma de vender e dar a conhecer um produto ou serviço, a verdade é que os protótipos ainda podem sofrer várias alterações até se chegar ao produto final.

Assim sendo, numa fase mais avançada do projeto em que já está tudo definido os mockups são extremamente uteis uma vez que permitem vender a ideia para os usuários que vão usar o produto, ou mesmo para conseguir apoios financeiros para tornar o seu projeto de sonho numa realidade.

Para que o objetivo seja atingido com a máxima eficácia, é necessário que os mockups sejam os mais fiéis possíveis, convencendo o público e se tornando mais do que uma simples representação. Quem deseja investir e conseguir uma ótima ação comunicativa precisa realmente descobrir os benefícios da utilização de Mockups.

Também pode usar mockups em desenvolvimento de software

É ainda importante frisar que os mockups são também de extrema importância na área de desenvolvimento de softwares, pois ajudam os profissionais a ter em mente o layout final do software, a apresentação para o cliente, a demonstração exata da posição dos botões, caixa de textos, centralização de imagens ou código…

Por norma, estes layouts de demonstração acabam se tornando o layout final do site ou software que será entregue ao cliente, graças à sua aprovação ao longo das várias fases de desenvolvimento.

Mas vale ressaltar que o mockup, embora fiel a realidade, é apenas um protótipo, e isto deve ser frisado ao cliente durante a apresentação do produto ou serviço.

Como vê, cada vez mais os mockups fazem parte da vida dos empresários, por isso, se você tem um negócio ou se sonha vir a ter, saiba de antemão que esta ferramenta deve fazer parte da sua vida profissional, pois irá facilitar a mesma.

+ Acessados

Veja Também