Trump acusa Cruz de fraude em Iowa e pede nova votação

Redação PH

Redação PH

retórica de trump é xenofóbica, e não populista, afirma obama

Trump acusa Cruz de fraude em Iowa e pede nova votação

Donald Trump acusou nesta quarta-feira (3) seu rival na corrida republicana à Casa Branca, Ted Cruz, de roubar a vitória no caucus no estado de Iowa, pedindo nova votação ou sua vitória anulada.

Iowa foi o primeiro estado norte-americano a realizar as prévias das eleições para o novo presidente americano, que ocorrem em novembro. O estado realizou caucuses (semelhante a assembleia) tanto do Partido Republicano como do Democrata. Cruz ganhou 27,7% dos votos no caucus republicano, seguido de Trump, com pouco mais de 24%, e Marco Rubio com 23%.

Trump fez acusações nesta quarta no Twitter dizendo a seus quase 6 milhões de seguidores que o senador do Texas, Ted Cruz, cometeu fraude e mentiu para seus eleitores.

"Ted Cruz não ganhou em Iowa, ele roubou. É por isso que as pesquisas estavam tão erradas e porque ele ganhou muito mais votos que o esperado. Mau!", escreveu Trump.

Ele criticou Cruz por ter feito um pronunciamento dizendo que o neurocirurgião Ben Carson, um caro candidato, estava deixando a corrida, e acusou Cruz de mentir para milhares de eleitores sobre a política de Trump.

"Baseado na fraude cometida pelo senador Ted Cruz durante o caucus em Iowa, uma nova votação deve ser realizada ou os resultados de Cruz anulados", declarou Trump.

As acusações, interpretadas pelos críticos como uma tentativa de monopolizar os holofotes da mídia, contrastam com seu gracioso discurso após a divulgação dos resultados na segunda-feira em Iowa, dizendo que ele estava "honrado" em terminar em segundo lugar.

Seus votos – pouco mais de 24%, no segundo lugar depois de Cruz e na frente do senador Marco Rubio – na primeira votação após meses de vasta cobertura midiática levantam sérias questões sobre se o exibicionismo é uma estratégia vencedora.

Um segundo soluço, nas primárias de New Hampshire na terça-feira, seria um desastre político para o bilionário.

Entre os democratas, a pré-candidata Hillary Clinton saiu vitoriosa de uma disputa acirrada com Bernie Sanders. O resultado final é de 49,8% para a candidata, contra 49,6% de seu concorrente.

A votação foi tão apertada que em vários casos foi necessário jogar uma moeda ao alto para decidir se Hillary ou Sanders ganhariam o delegado adicional de desempate em cada local de votação.
Prévias

A próxima etapa das prévias acontece no dia 9, com primárias em New Hampshire. Até o dia 14 de junho, eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido.

O estado que irá indicar o maior número de delegados de ambos os partidos, a Califórnia, será um dos últimos a realizar suas primárias, marcadas para 7 de junho.

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

+ Acessados

Veja Também