Treze personalidades recebem o título de cidadania mato-grossense

Redação PH

Redação PH

deputado faz cronologia das obras do vlt

Treze personalidades recebem o título de cidadania mato-grossense

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, 13 personalidades de diferentes áreas de atuação profissional, muitas residentes em outros estados e até mesmo em outros países, mas que, em algum momento de suas vidas, contribuíram para o desenvolvimento do Estado, foram contempladas com o título de cidadania. O autor das homenagens foi o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM).

Segundo o parlamentar, a outorga de "cidadão mato-grossense" é concedida como forma de reconhecimento ao trabalho incessante realizado por essas pessoas nas esferas social e econômica de Mato Grosso.

“Homenagem mais do que justa, pois trata-se de profissionais de extrema relevância, que através do seu comprometimento ajudaram a construir Mato Grosso, dando outra dimensão econômica e social ao estado”, enfatizou Dilmar.

Atuantes em todo mundo com ações para promover o desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais, ou mesmo as urbanas que se encontram em situação de risco social, a Organização Não Governamental Instituto Pró Natura teve o seu presidente brasileiro, Marcelo de Andrade, seu dirigente internacional, o francês Guy Reinaud, e seu ex-cooperador, o indiano naturalizado americano Erick Fernandes, que atua como consultor em agricultura, florestas e mudanças climática, no Banco Mundial, em Washington (EUA) homenageados.

Todos esses profissionais começaram, há quase 30 anos, um trabalho na região noroeste de Mato Grosso, entre os resultados positivos está a Cooperativa das Colhedoras de Castanha do Brasil e o Projeto Pegeout, que desenvolve a criação a integração de culturas (sistema agrosilvopastoril), e o sequestro de carbono.

Esta também é a área de atuação da bióloga Andréa Aguiar Azevedo, doutorado em Desenvolvimento Sustentável cursando pela Universidade de Brasília e de João Carlos de Souza Meirelles, que, durante a década de 70, foi um dos responsáveis pela implantação dos programas de colonização de Juruena, Cotriguaçu, Matupá, em Mato Grosso, e de Carajás, no Maranhão. Ele atualmente exerce o cargo de secretário de Energia do Estado de São Paulo.

“Considero este título como impulso para continuar trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável para as comunidades tradicionais de Mato Grosso. Esse trabalho teve início há quase 30 anos mas, devidos a fatores políticos, nos afastamos do Estado, perdemos a esperança em seus dirigentes. E agora, observando a seriedade do novo governador e dos membros da Assembleia Legislativa reascendemos nossas esperanças na humanidade e sabemos que poderemos desenvolver um projeto socialmente justo e economicamente viável neste estado”, disse, emocionado, Marcelo de Andrade, escolhido como orador da solenidade.

Desde o seu primeiro mandato Dilmar Dal’ Bosco usa a outorga para homenagear os membros da Segurança Pública de Mato Grosso, como forma de reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados à população, principalmente em razão dos perigos existentes nesta atividade. E desta vez não foi diferente, os delegados da Polícia Judiciária Civil Bráulio Cunha Junqueira, Joacir Batista dos Reis e o Tenente Coronel Valter Luiz Razera foram condecorados com a cidadania mato-grossense. Abaixo a relação completa dos agraciados:

Andréa Aguiar Azevedo

Bráulio Cunha Junqueira

Emerson Santana de Almeida

Erick Fernandes

Joacir Batista dos Reis

João Carlos de Souza Meirelles

Lígia Camargo

Lucy Barreto

Luiz Carlos Barreto

Marcelo C. de Andrade

Sérgio Ricardo Inoui

Valter Luiz Razera

+ Acessados

Veja Também