Técnica de Policiamento a cavalo de MT é ministrada para PM do Rio de Janeiro

O subcomandante do Regimento de Policiamento Montado (RPMon) da PMMT, major Robson Fernandes da Silva, e o soldado Gregório Lobo ministraram a disciplina de Equitação no XI Curso de Policiamento Montado da PM do Rio de Janeiro.

Esta é a primeira vez que o trabalho realizado nesta área em Mato Grosso é levado para outros estados. O convite para o curso foi feito pela instituição fluminense, levando conhecimento para 18 policiais militares do Rio de Janeiro e dois integrantes do Exército Brasileiro, no Esquadrão Escola de Cavalaria da PMERJ (ECC).

Foi uma semana de instrução (28.05 a 01.06), que resultou no interesse do Rio de Janeiro em adotar o Procedimento Operacional Padrão (POP) que é aplicado em Mato Grosso.

“Gostaram do POP. A doutrina de policiamento a cavalo que utilizamos vai servir para norteá-los a executar o trabalho deles, no estado do Rio de Janeiro, com algumas adequações”,  revelou Robson Fernandes, que já passou pelo curso no Rio de Janeiro em 2011 e agora retornou como instrutor.

O curso de Policiamento Montado da PM do Rio de Janeiro tem duração de três meses e meio, dos quais uma semana foi dedicada para que Mato Grosso repassasse os conhecimentos sobre equitação, maneabilidade a cavalo e técnicas de policiamento montado (abordagem a cavalo).