TCU aprova modelo de concessões em bloco de quatro aeroportos para MT

TCU aprova modelo de concessões em bloco de quatro aeroportos

TCU aprova modelo de concessões em bloco de quatro aeroportos para MT

Em sessão plenária realizada nesta terça-feira, 24, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o modelo para o edital de licitação de concessão, em bloco, de quatro aeroportos em Mato Grosso, que integram a quinta rodada de concessões, programadas pelo Governo Federal. O processo foi relatado pelo ministro Bruno Dantas.

No pacote da região Centro Oeste estão os aeroportos de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta. A viabilidade da concessão será através de subsídio cruzado, em que um aeroporto superavitário viabiliza os de menor lucro, destacado pelo ministro.

A votação da modelagem foi cercada de grande expectativa. A representação do Estado do Espírito Santo pediu a suspensão da rodada de concessão por discordar da concessão conjunta dos aeroportos, onde estão inclusos os de Vitória e Macaé (RJ).

Eles se queixavam de prejuízos eventuais e falta de diálogo do Governo Federal com as autoridades do Estado. Dantas acatou a reclamação, mas manteve o modelo de concessão.

A sessão plenária do TCU foi acompanhada por diversas representantes do Grupo de Mulheres em Prol de Rondonópolis, lideradas por Tânia Balbinotti.

Ao final, ela comemorou o resultado e disse agora a expectativa é de acelerar os trâmites para a publicação do edital com os ajustes determinados pelo tribunal, constantes do relatório do ministro Bruno Dantas.

De acordo com técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC), é possível que dentro de no máximo 100 dias possa ocorrer a rodada de concessão.

Presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog), o senador Wellington Fagundes (PR) conversou pela manhã com o ministro relator do TCU.

Em plenário, destacou a votação e considerou a medida importante para Mato Grosso. “Com certeza a concessão desses aeroportos será fundamental para promover o desenvolvimento e a integração de toda a Amazônia” – disse o senador, durante sessão no Senado.

Fagundes lembrou que há pelo menos dois anos vem atuando junto a SAC, ANAC e Ministério dos Transportes pelo modelo de concessão em bloco.

Em 2016, ele foi o relator da avaliação de políticas públicas do Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional na Comissão de Infraestrutura do Senado, quando sugeriu o modelo, após diversas audiências.

Inicialmente, a proposta incluía o Aeroporto Regional de Barra do Garças, que foi retirado do bloco a ser leiloado em função da necessidade de aprimoramento de estudos de viabilidade econômica.

Com aproximadamente 3,3 milhões de passageiros ao ano, a expectativa é de que as concessões promovam investimentos na ordem de R$ 800 milhões nos aeroportos de Mato Grosso.

As concessões dos três aeródromos regionais junto com o Aeroporto Marechal Rondon já despertou interesse de investidores nacionais e internacionais, como Espanha, Suíça, França e Argentina.

A manifestação de interesse se deu durante audiência pública promovida pela ANAC, em Cuiabá.

Pelas regras do leilão, os terminais serão oferecidos em blocos e não haverá restrições de concorrência, ou seja, há possibilidade de um mesmo concessionário vencer o leilão para quaisquer dos blocos de aeroportos ou todos.

As atuais concessionárias podem participar. A duração dos contratos será de 30 anos, com possibilidade de renovação por mais cinco, sem a participação da Infraero.

+ Acessados

Veja Também