TCEstudantil recebe alunos da rede pública e privada de ensino

Estudantes do curso de Direito do ICEC/IES participam do TCEstudantil
Ilustrativa

TCEstudantil recebe alunos da rede pública e privada de ensino

Esta semana, o Programa TCEstudantil retomou suas atividades após o período de férias escolares recebendo alunos da Escola Estadual Padre João Panorotto, do bairro Morada da Serra (CPA), setor IV, e da Cooperar, uma instituição privada de ensino localizada na região central de Cuiabá.

Os estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio estiveram no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para conhecer de perto a função da instituição de controle externo, que fiscaliza e orienta os agentes responsáveis pelos recursos públicos.

O primeiro grupo, da Escola Padre João Panorotto, esteve no Tribunal na manhã de terça-feira (7/08) e o segundo visitou a instituição na quarta-feira (8/08).

Ambas as turmas foram recepcionadas pela equipe da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) e, sob a supervisão de professores, puderam conhecer o Tribunal e aprender como a instituição de controle externo funciona.

Após receberem instruções e material sobre o TCE-MT, os estudantes assistiram parte da sessão ordinária do Tribunal Pleno e aprenderam sobre a atuação dos conselheiros durante os julgamentos dos processos.

Em seguida, os grupos participarams de palestra sobre as várias atividades desenvolvidas pelo TCE no dia a dia e de um bate papo sobre cidadania, participação popular e controle externo no combate à corrupção e fiscalização dos recursos públicos pelos governantes.

Em sua primeira visita ao TCE-MT, o estudante Christian de Lara, 17 anos, aluno do 3º ano da Escola E.E.M Padre João Panotto, disse que, a partir das informações que recebeu, ficou mais claro para ele o papel e as funções desempenhadas pelo Tribunal de Contas.

Também percebeu como a atuação dos gestores públicos afeta a vida e a realidade dos cidadãos.

“Achei interessante, por exemplo, os argumentos que os conselheiros usaram contra a corrupção no julgamento de um processo de grande desvio de dinheiro público”.

“Também aprendi que, como cidadão, posso ajudar a fiscalizar os gastos públicos por meio de instrumentos que o próprio TCE dispõe no seu site”, pontuou o jovem.

Já a estudante Helena Dias, 16 anos, aluna do 1º ano do ensino médio, considerou importante aprender que os cidadãos têm um papel fundamental na fiscalização dos gestores públicos, aqueles que administram a cidade e os recursos dos impostos.

“Aprendi o quanto é importante que nós, cidadãos, conheçamos bem como funcionam os Poderes Públicos, os governos, e que a gente acompanhe com atenção como nossa cidade, nosso estado e nosso país são administrados pelos políticos que nós elegemos”.

“E ainda mais importante é que a gente como cidadão fiscalize e participe do controle externo usando as ferramentas que o TCE oferece no portal do cidadão, como a Ouvidoria e o Geo-Obras. Esse conhecimento eu vou levar para a vida toda”, disse.

A aluna Estela Xavier, da Escola Cooperar, visitou pela segunda vez o TCE e destacou que, nesta oportunidade, pode ter uma visão mais ampla do que representa a Corte de Contas e a importância do cidadão conhecer as ferramentas e canais de interação com a instituição que faz o controle externo dos gastos públicos.

“É interessante a gente saber como denunciar irregularidades em obras públicas e como funcionam as instituições como o Tribunal de Contas”, explicou.

O estudante João Miguel, também da Escola Cooperar, pontuou que o conhecimento obtido durante a participação no TCEstudantil será muito útil para consolidar sua futura opção profissional.

“Além de aprender como é, e como funciona o TCE, pude perceber que o Tribunal pode ser uma opção de carreira profissional no futuro para mim, que gosto de matemática e contabilidade. Foi muito interessante esta visita e aprendi muita coisa que não sabia”, frisou.

Para a professora de matemática Maria Luiza Oliveira, da Escola E.E.M. Padre João Panarotto, o Programa TCEstudantil é uma iniciativa muito impactante na formação dos jovens cidadãos de Mato Grosso.

“Como educadora, valorizo muito esta parceria do TCE com as escolas. Acho muito válido que os alunos do ensino médio conheçam o Tribunal de Contas, o trabalho que é realizado aqui e a importância do controle externo no combate à corrupção, ao desperdício e desvios de dinheiro público, que é nosso, afinal, pois sai de nossos bolsos quando pagamos os impostos.

Os estudantes estão passando à vida adulta, muito vão votar pela primeira vez na próxima eleição, é muito bom que conheçam desde agora que todos nós temos responsabilidade com a realidade da Administração Pública que é feita por aqueles que elegemos para governador, para presidente e para todos os cargos do Senado, da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa”, frisou a professora.

Quando retornar à escola, os estudantes deverão replicar o conhecimento e colocar em prática o aprendizado, apresentando aos demais colegas o que entenderam por Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas.

+ Acessados

Veja Também