TCE sedia 6º Encontro de Gestores de RPPS de Mato Grosso

Presidente Gonçalo Domingos de Campos Neto fez discurso de abertura do 6º Encontro de Gestores de RPPSs de Mato Grosso

TCE sedia 6º Encontro de Gestores de RPPS de Mato Grosso

Gestores, conselheiros, contadores e pessoal técnico dos Regimes Próprios de Previdência Social de 90% dos 141 municípios estão reunidos em Cuiabá no 6º Encontro de Gestores de RPPSs de Mato Grosso.
O evento, que conta com a presença de mais de 430 participantes inscritos, foi aberto nesta quarta-feira (17/10) na Escola Superior de Contas e vai até a próxima sexta-feira (19).
A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do TCE, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, e do conselheiro substituto Ronaldo Ribeiro, coordenador do Encontro.
Entre os participantes de destaque na abertura do evento, a presidente da Apremat, Luana Aparecida Ortega Piovesan, o presidente do MT Prev, Elliton Oliveira de Souza, e Narlon Gutierre Nogueira, subsecretário dos RPPS da Secretaria de Previdência Social do Ministério da Fazenda.
No seu discurso, o presidente do TCE destacou a importância do encontro na busca de soluções para os gargalos e crises que enfrentam os Regimes Previdenciários Próprios do Estado e dos Municípios de Mato Grosso.
“A temática do evento – Previdência Pública – é de grande relevância para o estado brasileiro, infelizmente tem sido deixada em segundo plano por vários e vários governos.
Penso que não devemos ficar aguardando uma solução lá de cima. Cada um de nós, dentro de suas competências e possibilidades, deve contribuir para a melhoria do sistema de Previdência Pública”, salientou o conselheiro Domingos Neto.
O conselheiro presidente lembrou ainda que a questão da Previdência Social não se resume aos números, frios e impessoais. “Não estamos debatendo apenas números, mas principalmente a garantia do descanso digno de pessoas que dedicaram, dedicam e contribuíram com o máximo de si para o serviço público durante longos anos de suas vidas”, pontuou. (Leia a íntegra do discurso aqui).
O conselheiro substituto junto à Presidência do TCE-MT, Ronaldo Ribeiro, coordena o evento realizado TCE em parceria com a Associação das Entidades de Previdência do Estado e Municípios Mato-grossenses (Apremat) e apoio da Associação Brasileira de Instituições de Previdências Estaduais e Municipais (Abipem) e da Secretaria de Previdência (SPREV). Ele lembrou que este sexto encontro avança na qualificação e profissionalização dos gestores de RPPS.
“Nós temos grandes estudiosos da área no Brasil que estão aqui conosco. Vamos discutir a nossa realidade, uma realidade em que muitos dos nossos RPPS enfrentam um grande déficit financeiro anual e um bilionário déficit atuarial, que é mais de longo prazo. Precisamos encontrar soluções, analisar as causas”.
“É preciso que os gestores se profissionalizem, pois tratamos com questões complexas como gestão, orçamento, área financeira, limites legais de despesas com pessoal, atualização atuarial, sustentabilidade e investimentos dos fundos. Sem profissionalismo e planejamento, a crise não será superada”, avaliou o conselheiro substituto.

+ Acessados

Veja Também