TCE–MT realiza Oficina de Demandas da Sociedade em Quatro Marcos no dia 30

TCE–MT realiza Oficina de Demandas da Sociedade em Quatro Marcos no dia 30

Conselheiros de políticas públicas, presidentes de bairros, servidores públicos e representantes de conselhos tutelares do município de Quatro Marcos (328 km distante da Capital) estarão participando da Oficina de Demandas da Sociedade, promovida pelo Projeto de Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, um dos componentes do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso.
Com um público estimado em 120 participantes, a oficina acontece no dia 30 de maio, próxima quarta-feira, a partir das 7h30, no Villas Pub, situado na Avenida São Paulo, s/n – Centro.
A secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, Cassyra Vuolo, coordenadora do projeto, conta que a oficina tem por objetivo estimular a população a participar da elaboração do Planejamento Estratégico do município, em fase de construção desde março deste ano, quando Quatro Marcos aderiu pela primeira vez ao PDI do TCE-MT.
Durante o evento, os participantes se dividirão em grupos ligados às áreas de humanas, saúde, educação, desenvolvimento econômico e patrimônio da humanidade. Cada um dos grupos ficam encarregados de elencar as prioridades da sociedade que deverão ser incluídas no Planejamento Estratégico e posteriormente executadas pela Prefeitura Municipal.
“Essas oficinas são muito importantes porque uma vez que o município já tenha definido a sua missão, a visão e os objetivos estratégicos, ele passa a ouvir a sociedade representada pelos conselhos de políticas públicas e segmentos da sociedade civil organizada. Na oficina, a sociedade vai informar o que falta ser feito nessas áreas. Assim, os desejos do cidadão serão inseridos no Plano Estratégico e depois nas peças orçamentárias”, explicou Cassyra Vuolo.
Atualmente, a Secretaria de Unidades Gestores do TCE, responsável pela coordenação do PDI está executando junto com a gestão municipal a elaboração do Planejamento Estratégico de Quatro Marcos, com previsão de vigência entre 2018 a 2029.
Os trabalhos são parte do projeto I do PDI e garante assistência gratuita ao município. O coordenador do projeto I, José Marcelo de Almeida Peres, informa que o Tribunal de Contas está disponibilizando o analista técnico de Gestão Estratégica da Secretaria de Unidades Gestoras que vai até o município e orienta as equipes da Prefeitura quanto ao Planejamento Estratégico.
Desde 2012, a SAI do TCE-MT já realizou 71 oficinas com a participação de 10.049 pessoas, sendo que 4.281 eram conselheiros de políticas públicas. “Existe uma demanda reprimida de diálogo entre a sociedade e os governos, para dizer o que necessita. Esse é o momento de dizer o que é preciso ser feito e, isso, de alguma forma, legitima as Administrações Públicas a fazerem o que a população realmente deseja”, complementou a secretária Cassyra.
Através do PDI, o Tribunal de Contas de Mato Grosso compartilha com 25 municípios de Mato Grosso a experiência adquirida com a adoção do Planejamento Estratégico e de novas tecnologias, para a eficiência da administração pública.
Os projetos executados são: Apoio ao Planejamento Estratégico(Projeto I), Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã (Projeto 2), Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância (Projeto 3), Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo-Obras (Projeto 4), Modernização Institucional (Projeto 5) e Tcendo Cidadania (Projeto 6).

+ Acessados

Veja Também