Taxímetros são vistoriados pelo Ipem-MT

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Taxímetros são vistoriados pelo Ipem-MT

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem/MT) realiza desta terça-feira (19.12) até o dia 28 de dezembro, a fiscalização anual dos taxímetros em veículos de aluguel dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. O instrumento instalado nos veículos é usado para medir o valor cobrado pelos serviços de táxis, com base em uma combinação entre a distância e o tempo gastos no percurso.

A equipe técnica da autarquia vinculada ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estará no Distrito Industrial recebendo os proprietários que deverão comparecer ao local munidos do comprovante de pagamento da taxa de serviços metrológicos e a Guia de Recolhimento da União (GRU) será emitida no ato da verificação.

No local será realizado ensaio de pista para verificação dos valores estabelecidos em bandeira 1, 2 e hora parada, o estado e medidas dos pneus, placa de identificação do taxímetro e posição para leitura ideal do passageiro, indicadores do painel do instrumento, estado geral do mesmo. Caso o taxímetro seja aprovado, recebe os lacres e etiqueta de verificação correspondente ao ano da verificação. Se reprovado, é emitida uma notificação para as devidas correções.

A ação de vistoria que deve contemplar cerca de 900 veículos será dividida em quatro etapas: de 19 a 20, a fiscalização acontece para os proprietários com final da placa 1, 2 e 3; na quinta (21), as placas 4 e 5; nos dias 26 e 27, os carros com final 6, 7 e 8 e as placas que terminam em 0 e 9 ficam para o último dia 28.

Vale destacar que o não comparecimento acarreta implicações da Lei Federal nº 9.933/1999 e Portaria do Inmetro 201, de outubro de 2002.

Para o presidente do Ipem/MT, Márcio Toledo, a iniciativa além de cumprir a legislação, também garante à população um serviço melhor com mais credibilidade. “Ao receber o nosso selo de garantia, tanto o proprietário quanto o usuário podem ficar com a consciência tranquila de que estão fazendo o correto e, desta forma, todos saem ganhando”, explica.

+ Acessados

Veja Também