Taques parabeniza forças de segurança pela redução de criminalidade no Carnaval

Redação PH

Redação PH

sinfra pavimenta mt-336 e leva asfalto para santo antônio do leste

Taques parabeniza forças de segurança pela redução de criminalidade no Carnaval

O governador Pedro Taques parabenizou nesta quinta-feira (02.03) os chefes das forças de segurança do Estado pelos resultados obtidos durante aa Operação Carnaval. No período de folia,os índices de homicídios, roubos, furtos, tráfico de drogas e uso de entorpecentes tiveram queda em relação ao Carnaval do ano passado,conforme levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. Taques classificou os resultados como satisfatórios, elencou os investimentos que foram feitos na área de segurança nos dois anos de gestão econsiderou queo profissionalismo deve ser mantido.

“Em razão dos investimentos e, notadamente, do trabalho dos profissionais da segurança do nosso Estado, estamos conseguindo diminuir os índices de criminalidade e melhorar a sensação de segurança, o que evidencia que os investimentos nesta área foram corretos. No Carnaval não tivemos nenhum homicídio em Cuiabá, o que prova que oplanejamento, a eficiência e o comprometimento dos profissionais é um motivo de orgulho”, afirmou o governador.

Ele ainda lembrou que foi muito criticado quando realizou investimentos na segurança pública. “Tinha certeza de que com mais profissionais e investimentos em infraestrutura iríamos superar o período escuro da segurança pública”, concluiu.

O secretário de Segurança, Rogers Jarbas, fez questão de destacar que esta é a primeira vez que o governo reúne todos os responsáveis pelo setor de segurança para reconhecer a atuação e qualidade do planejamento das ações.

“Fizemos o plano de atuação com 40 dias de antecedência de toda a Operação Carnaval. Isso contribuiu para que agora nós tivéssemos índices criminais infinitamente menores do que o do ano anterior. Aeficiência da segurança pública está pautadano comprometimento de mais de 15 mil profissionais”, disse o secretário.

Neste Carnaval, Mato Grosso registrou queda de 73% no número de homicídios se comparado ao feriado do ano passado. Outras reduções foram registradas em furtos (-42%), roubos (-46%) etráfico de drogas (-31%). As ações de segurança foram deflagradas na sexta-feira (24.02) e seguiram até terça-feira (28.02).

De acordo com comandante-geral da PM, coronel Jorge Luiz de Magalhães, a capacidade operacional da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e Detran foi fundamental para que atingissem êxito na operação.

“Para nós, profissionais da segurança pública,foi uma alegria muito grande. Esse bom momento vivenciado hoje pela segurança pública de Mato Grosso não é fruto de agora, pois trata-se de um trabalho de construção, seguido do investimentos em efetivo e equipamentos, fazendo com que a prestação de serviço para a sociedade mato-grossense fosse realizada da melhor forma”.

Em dois anos, o Governo do Estado executou um orçamento de R$ 4,5 milhões em inteligência policial, adquiriu 174 motos, 329 veículos, 1.200 pistolas, 100 pistolas Glock, 40 fuzis, 50 submetralhadores, 40 metralhadoras e 4.111 coletes balísticos.

Além do chamamento de 1.952 policiais militares, 1.084 policiais civis, 449 bombeiros e 13 profissionais da Politec nos últimos dois anos, o Governo do Estado pretende realizar ainda este ano um novo concurso público com 1.200 vagas para a Polícia Militar, 100 para delegados, 100 para bombeiros, 400 para escrivães e outras 800 para o cargo de investigador.

Também foram parabenizados o presidente do Detran, Arnon Osny Mendes, a diretora adjunta da Politec, Alessandra Puertas, o delegado-geral da Polícia Civil, Fernando Vasco Spinelli e o coronel do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges.

+ Acessados

Veja Também