Taques diz que em seu Governo aumentou 289% as apreensões de drogas

Redação PH

Redação PH

Taques diz que em seu Governo aumentou 289% as apreensões de drogas
Reprodução

Taques diz que em seu Governo aumentou 289% as apreensões de drogas

Comparando os dados de 2014, o Governo Pedro Taques apreendeu 289% a mais de drogas em 2016.

Para Taques isso deve as ações integradas de Segurança Pública na região de fronteira de Mato Grosso e os investimentos.

Os dados foram revelados pelo balanço anual divulgado pela Controladoria Geral do Estado (CGE) em 2017.

Para o governador, o índice representa o cuidado da atual administração com os mais de 980 km de fronteira seca entre Mato Grosso e a Bolívia.

O Governo Taques inaugurou, em janeiro de 2017, a Delegacia Especial da Fronteira (Defron) no município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) para funcionar como uma agência de inteligência, integrando as forças policiais do estado e combatendo os crimes de fronteira, como o tráfico de drogas.

“Esse o reforço faz parte das medidas estratégicas de segurança pública pensadas pela nossa administração. O número de policiais atuando na fronteira é o maior desde o início das atividades do grupamento, em 2002, o que mostra que estamos atentos à necessidade de proteger essa importante região do estado”, disse o governador.

Nesta semana, que policiais da Delegacia Especializada de Fronteira (Defron) receberam fuzis mais leves e modernos, os fuzis IA2 – 5,56, de fabricação nacional.

Em 2016, o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), ainda de acordo com a Sesp, recebeu novo fardamento, mais leve, resistente ao fogo, com durabilidade e camuflagem com as características da vegetação da fronteira.

Além disso, também em 2016, 31 policiais foram integrados ao Gefron.

Em 2014, um ano antes de Pedro Taques ter assumido o Executivo estadual, o número de apreensões de maconha, cocaína, pasta base e crack foi de 3.619,69 kg.

No ano seguinte, a quantidade apreendida chegou a 8.625,43 kg. Já em 2016, foram apreendidos 14.069,78 kg de drogas.

O aumento computado foi de 288,70%.

“Infelizmente, notadamente pela posição geográfica do Estado, as drogas que chegam aos grandes centros do Brasil passam pela nossa fronteira. Desde o primeiro ano de gestão, ciente dessa realidade, a nossa administração se preocupou em investir na segurança de fronteira e em solicitar recursos junto à União porque a região tem a Bolívia como país limítrofe e o Governo Federal tem a obrigação de nos auxiliar nesse sentido”, afirma o governador.

Em março deste ano, Taques esteve em Brasília onde se reuniu com o presidente Michel Temer e outros governadores com o objetivo de discutir alternativas de investimentos para a segurança pública nos estados.

Na ocasião, o Governo Federal afirmou que, para 2018, pretende investir R$ 5 bilhões na área.

+ Acessados

Veja Também