Surto de cólera mata mais de 50 pessoas no Quênia

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Surto de cólera mata mais de 50 pessoas no Quênia

Mais de 50 pessoas morreram no Quênia em um surto de cólera, que infectou mais de 2 mil pessoas em dez cidades e também em várias favelas da capital Nairóbi, informaram hoje os meios de comunicação local.

O jornal "Daily Nation" informou que o número de mortos pela doença supera os 50, enquanto o Ministério da Saúde queniano assegurou que foram registados 42 mortos e 2.156 casos de cólera entre dezembro, quando começou o surto, e 5 de maio, admitindo o rápido avanço da doença.

Organizações de saúde do país consideram que o avanço da doença, uma infeção diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados deve-se à falta de higiene, especialmente entre as famílias mais pobres.

Os governadores dos municípios de Embu e Meru, onde se registaram várias mortes no fim de semana, disseram ao jornal que estavam trabalhando para prevenir o contágio entre a população.

“Já pedimos às autoridades de saúde que fechem todos os restaurantes e outros estabelecimentos de comida que não cumpram as medidas de limpeza necessárias”, declarou o representante do Ministério da Saúde em Meru, o médico William Muraah.

Até ao momento, registaram-se sete mortes em favelas de Nairóbi, como Kibera, Mukuru e Mathare, entre outros.

Na capital queniana, foi proibida a venda de comida em barracas de ruas e o diretor da Saúde de Nairóbi, o médico Robert Ayisi, informou que está sendo pulverizado cloro na água das áreas afetadas. Além disso, uma equipe de vigilância está ensinando à população elementos básicos de higiene.

Nas favelas de Nairóbi, as casas são construídas com materiais precários, perto de valas que são usadas como esgoto e que muitas vezes contaminam a água que a população utiliza para beber e cozinhar.

O Quênia foi afetado por grandes surtos de cólera – o último ocorrido em 2009.

O cólera, que registra situação endêmica em muitas regiões de África e que aparece com frequência, é uma doença contagiosa transmitida sobretudo pelo consumo de água ou alimentos em estado precário de conservação. Os sintomas principais são diarreia, vômitos e febre. A doença pode ser fatal se não for tratada rapidamente.

+ Acessados

Veja Também