Situação de garimpo ilegal em Pontes e Lacerda é discutida em Brasília

Redação PH

Redação PH

deputado faz cronologia das obras do vlt

Situação de garimpo ilegal em Pontes e Lacerda é discutida em Brasília

A extração ilegal de ouro em Pontes e Lacerda, região Noroeste de Mato Grosso, e o consequente “caos social” que se abateu sobre o município, foi discutido nesta terça-feira, 20, em Brasília. Em busca de uma solução, o senador Wellington Fagundes (PR-MT) e o deputado federal Valtenir Pereira (Pros-MT) iniciaram uma série de audiências na área da produção mineral com o prefeito Donizete Barbosa, onde foi relatada a situação de grave preocupação.

A apreensão aumentou quando, no início desta semana, foi registrado o desmoronamento de um barranco e cinco pessoas ficaram feridas. Dentre os problemas criados no município está a falta de água e comida. A tendência é que a situação fique incontrolável caso a retirada dos garimpeiros ocorra de forma arbitrária, à força. Há preocupação, inclusive, quanto à segurança das pessoas.

“Infelizmente esta é uma tragédia anunciada. Na ânsia de encontrar ouro, os garimpeiros estão escavando o local sem se preocupar com nenhuma medida de segurança. O acidente que aconteceu ontem felizmente não vitimou fatalmente ninguém, mas providências devem ser adotadas para evitar uma tragédia. Nossa preocupação é com as pessoas, com a segurança delas. A situação dos moradores da cidade está caótica”, destacou Wellington Fagundes.

A saída, segundo Barbosa, é legalizar o trabalho de mineração. “Estamos estudando a viabilidade de legalizar a exploração do garimpo na Serra do Caldeirão, por meio de cooperativa, a fim de que essas escavações sejam feitas de forma ordenada, dentro das medidas legais e preservando o meio ambiente, já que a jazida se encontra dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP)”.

Até o momento mais de cinco mil garimpeiros profissionais e amadores formaram uma vila improvisada na encosta da Serra. Na última sexta-feira (16), a Justiça Federal interditou o garimpo, já que não há licença do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), para exploração da área.

Nesta manhã os parlamentares intermediaram uma audiência com o Secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), Carlos Nogueira, para expor a grave situação. À tarde o grupo deve se reunir com o Diretor-Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, Celso Luiz Garcia.

Corrida pelo ouro

A informação de que grande volume de ouro está sendo coletado facilmente a cerca de 30 quilômetros do centro do município de Pontes e Lacerda (MT) tem atraído muitas pessoas, inclusive de outros Estados. O local vem sendo chamado de Serra Pelada de Mato Grosso, uma referência ao que na década de 80 teria sido o maior garimpo a céu aberto do mundo no estado do Pará. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Pontes e Lacerda, pessoas estão deixando os empregos na cidade e até mesmo servidores para irem à região.

+ Acessados

Veja Também