Site mostra qual chance humanos correm de ter emprego ‘roubado’ por robôs

Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Site mostra qual chance humanos correm de ter emprego ‘roubado’ por robôs

Um site criado por dois europeus mostra o risco de alguém que exerça determinada atividade profissional ser substituído por um robô nos Estados Unidos.

Criada pelo desenvolvedor inglês Mubashar Iqbal e pelo designer búlgaro Dimitar Raykov, a página “Será que robôs vão tomar meu trabalho?” usa dados de um famoso estudo sobre a automatização de vários setores econômicos (veja aqui).

Publicada em 2013, a pesquisa “O Futuro do Emprego: Qual a suscetibilidade de trabalhos à informatização?” tenta determinar a probabilidade de uma ocupação ser assumida por robôs. Produzida por Benedikt Frey e Michael Osborne, da Universidade de Oxford, o estudo analisa 702 postos de trabalho.

De acordo com as estimativas, 47% dos empregos norte-americanos correm esse risco. Mas a chance de uma máquina roubar a vaga de um trabalhador depende do posto ocupado por ele.

Motoristas de táxi, por exemplo, têm 89% de chance de ver um robô assumir o volante. O risco para outros trabalhadores é menor. O índice é de 11% para repórteres, de 7% para engenheiros nucleares e de 0,95% para professores.

+ Acessados

Veja Também