Sistema Famato forma primeira turma da Academia Sindical

Redação PH

Redação PH

sistema famato forma primeira turma da academia sindical

Sistema Famato forma primeira turma da Academia Sindical

Ampliar a visão dos colaboradores sindicais sobre o papel do líder e do gestor no sistema sindical, aprimorar as competências, gerar conhecimento e prepará-los para acompanhar o crescente desenvolvimento do setor agropecuário de Mato Grosso são alguns dos objetivos da Academia Sindical, novo programa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) que encerrou sua primeira turma no último sábado (23/09).

“Entendemos que o gerente sindical é o primeiro representante do sistema sindical rural a ter contato com o produtor. É por meio deles que estreitamos nossa relação com o produtor, por isso eles precisam estar aptos a identificarem as demandas e oportunidades. Fortalecendo assim todo o sistema”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis.

A primeira turma contou com 20 pessoas, entre gerentes sindicais e mobilizadores. Foram três encontros com carga horária de 24 horas cada entres os meses de junho e setembro. No primeiro encontro, os participantes assistiram palestras sobre as estratégias da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na condução do setor rural no país, conheceram as ações do Sistema Famato, tiveram um panorama geral do momento em que vive o setor rural.

No segundo encontro, os participantes fizeram uma visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso e receberam os resultados do Profile Analyses Tool (PAT) ferramenta que auxilia o colaborador em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Eles também conheceram ferramentas que darão suporte na qualidade da gestão sindical. Aprenderam como fazer uma análise de Swot, Plano de Ação 5W2H, como identificar os clientes e suas necessidades e como realizar um estudo de caso.

O último encontro contou com desafios e com um treinamento de planejamento estratégico ministrado por Rodrigo Neumann, especialista em liderança e gestão organizacional. Rodrigo explicou que existem quatro passos para treinar o pensamento estratégico: o saber (observar e entender), pensar (fazer perguntas), falar e agir.

O gerente sindical do Sindicato Rural de Carlinda Júlio César Borges de Souza acreditou no projeto e garante que sai preparado para enfrentar novos desafios. “Acreditei na proposta do projeto Academia Sindical e hoje saio satisfeito com resultado, o desafio foi grande pois os compromissos eram muitos mais a busca pelo conhecimento era mais forte e motivava a manter o foco, aprendi muito, técnicas que faram a diferença no exercício da função que hoje exerço no Sindicato Rural de Carlinda. Superei, troquei experiências, evolui e percebi que mudar é preciso, enfim vivemos em constante evolução. Mais o que ficou nítido é que o grande desafio vem após a conclusão do curso. Agora é a hora de fazermos a diferença é sermos protagonista desta história. Agradeço a Famato, o Senar e o Sindicato Rural de Carlinda, pela oportunidade”, disse Júlio.

+ Acessados

Veja Também