Sistema Famato estreita relacionamento com universidades americanas

Redação PH

Redação PH

agrihub lança série de vídeos sobre os problemas das propriedades rurais de mt

Sistema Famato estreita relacionamento com universidades americanas

Gestores e colaboradores do Sistema Famato embarcaram em mais uma missão técnica aos Estados Unidos da América (EUA) em busca de conhecimento e aprimoramento para as atividades agropecuárias de Mato Grosso. A viagem é fruto de uma visita que a entidade recebeu, em 2016, do ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2007 Rattan Lal que se surpreendeu com o potencial agrícola e a sustentabilidade da produção mato-grossense.

O intercâmbio é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), tendo como parceiros a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). A missão começou dia 16 e segue até dia 21 de outubro.

Na programação constam visitas a Universidade Pública Estadunidense do Estado de Ohio e a Instituição Superior Pública do Texas – que abrange oito universidades e seis faculdades médicas localizadas em várias cidades do estado do Texas. Além disso, o grupo visitará uma propriedade rural e a Universidade de Minnesota, considerada a mais antiga e a maior do sistema universitário estadual norte-americano.

Segundo o produtor rural e membro da diretoria da Famato Marcos da Rosa, além de possibilitar o conhecimento, a missão oferece a oportunidade para o grupo mostrar como os produtores rurais fazem uma produção sustentável. “O grande mérito desta Missão é que estamos dando continuidade aos relacionamentos já feitos anteriormente. Ohio e Minessota entraram no circuito após recebermos visitas de seus professores. Escolhemos as três universidades porque são respeitadas no mundo como produtoras de técnicas que revolucionaram a agropecuária”, disse.

Na Universidade de Ohio os 12 membros da caravana terão um encontro com o ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2007, Rattan Lal. Ainda em Ohio, o grupo visitará a fazenda do produtor rural Bill Richards na cidade de Circleville. A propriedade é líder em conservação de solos há mais de 50 anos.

Na Universidade de Minnesota Marcos da Rosa apresentará os principais modelos de produção utilizados em Mato Grosso. A ideia é provocar nos norte-americanos novas percepções em relação ao sistema de produção brasileiro e a troca de experiências entre produtores, docentes e pesquisadores.

Ainda em Minnesota, os participantes da missão terão a oportunidade de conhecer os programas de extensão rural em cultivos, pesquisas e extensão em soja, a situação econômica da agricultura de Minnesota, técnicas adotadas no manejo de pragas e os problemas da produção agrícola. As palestras serão ministradas por extensionistas, entomologistas, professores, economistas e pesquisadores.

No Texas, os americanos vão conhecer os aspectos da pesquisa em Mato Grosso. Marcos da Rosa e o professor da UFMT Daniel Abreu apresentarão um seminário sobre a agricultura em Mato Grosso.

+ Acessados

Veja Também