Silval Barbosa volta a ser alvo de operação e dois são presos

Redação PH

Redação PH

taques cancela agenda em rondonópolis

Silval Barbosa volta a ser alvo de operação e dois são presos

A Delegacia Fazendária de Mato Grosso (Defaz) cumpriu três mandados de prisão na tarde desta terça-feira (22), durante a terceira fase da Operação Sodoma. Segundo informações da Polícia Civil, foram presos o ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), Sílvio Cézar Corrêa Araújo, e o ex-secretário-adjunto de Administração, Pedro Elias Domingos de Mello.

O ex-governador Silval Barbosa, que se encontra preso desde a 1ª fase da operação, deflagrada em setembro de 2015, também teve o mandado de prisão cumprido no Centro de Custódia de Cuiabá. Além disso, a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão domiciliar fna casa do ex-secretário Pedro Elias.

A terceira fase da operação Sodoma ocorre às vésperas do julgamento de um habeas corpus que, caso provido, poderia anular a prisão preventiva decretada contra Silval Barbosa na operação Seven. Após a revogação da prisão preventiva decretada na 1ª fase da operação Sodoma, o ex-governador aguardava apenas decisão favorável na segunda prisão preventiva para obter a liberdade após seis meses.

Ao G1, a defesa de Silval afirmou que ainda não foi informada do novo mandado e que aguarda a notificação para somente então comentar o caso. A reportagem não conseguiu contato com os advogados de Sílvio Cézar Araújo e Pedro Elias.

A operação Sodoma investiga supostas fraudes cometidas na concessão de incentivos fiscais em troca de propina em Mato Grosso. Durante a primeira fase da operação, foram presos o ex-governador Silval Barbosa (apontado como chefe do esquema) e os ex-secretários de Fazenda e de Comércio, Minas e Energia do estado, Marcel de Cursi e Pedro Nadaf, respectivamente. Os três se encontram presos até hoje.

No dia 11 deste mês, foi deflagrada a segunda fase da operação, que culminou em novos mandados de prisão contra Nadaf e Cursi, também foram presos o ex-secretário estadual de Administração, Cesár Zílio, a ex-assessora de Pedro Nadaf, Karla Cecília de Oliveira Cintra, e o empresário Williams Paulo Mischur. Dentre eles, apenas o empresário foi liberado.

+ Acessados

Veja Também