Setor comemora aumento de oferta de borracha de MT em leilão de Pepro

Redação PH

Redação PH

Setor comemora aumento de oferta de borracha de MT em leilão de Pepro

O quinto leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou sua Cooperativa (Pepro) de borracha será realizado no dia 31 de março pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Serão ofertadas 8,64 mil toneladas de borracha natural com DRC 53% da safra 2014/2015, sendo que de Mato Grosso serão leiloadas 1,4 mil toneladas.

O presidente da Associação dos Heveicultores de Mato Grosso (Ahevea), Ricardo Ferraz de Camargo, considera o volume ofertado pelo Estado uma conquista para o setor da heveicultura. “Este aviso é super importante, pois saímos de 540 toneladas para 1,4 mil toneladas. Conseguimos equalizar a quantidade para Mato Grosso, que nos últimos quatro leilões não estavam boas e sempre estourávamos no preço”, diz.

Segundo ele, se os produtores mato-grossenses ofertam um volume superior ao determinado pela Conab por leilão, o preço pago pelo quilo da borracha cai e acaba não compensando para os produtores.

O leilão ofertará borracha de mais oito estados: Bahia (500 toneladas), São Paulo (4 mil toneladas), Espírito Santo (50 toneladas), Minas Gerais (400 toneladas), Goiás (2,2 mil toneladas), Paraná (20 toneladas), Maranhão (20 toneladas) e Tocantins (50 toneladas).

Podem participar do leilão produtores rurais independentes (pessoa física ou jurídica), diretamente ou por meio de suas cooperativas. A comprovação da venda do produto deve ser feita até 5 de maio e a data limite para comprovação da operação vai até o dia 28 de setembro.

Nos quatro leilões anteriores que ocorreram em 2015, a Conab ofertou 1.740 toneladas de produtores de Mato Grosso.

+ Acessados

Veja Também