Sesp capacita 80 servidores em operação de drones

Sesp capacita 80 servidores em operação de drones
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Sesp capacita 80 servidores em operação de drones

Cerca de 80 servidores foram capacitados, desde 2017, nas quatro edições do Treinamento para Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas com o intuito de atuar nas forças da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e em ações do setor de inteligência da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e do Ministério Público do Estado (MPE).

Somente na Sesp são aproximadamente 20 drones utilizados para atividades, como busca por suspeitos e resgate de vítimas em regiões de mata.

Profissionais da Grande Cuiabá participaram da última edição de 2018 do treinamento, realizado pela Escola Superior de Inteligência (Esimat) em parceria com a Escola de Governo, que teve encerramento nesta sexta-feira (14.12).

Em cada capacitação, os servidores recebem instruções sobre conceitos, segurança de voo, meteorologia, regulamento de tráfego aéreo, operação de drones e instrução prática de voo.

“Os drones são úteis em várias ações da Segurança Pública como operações da Lei Seca, visualização de locais onde só seria possível acesso com agrupamento aéreo, identificação de zonas de perigo em manifestações, identificação de vítimas de incêndio, entre outros”.

“Os profissionais também podem atuar em casos de uso irregular de drones e até apreender as aeronaves”, afirma o analista da Gerência Técnica da Sesp, soldado BM Paulo Macedo.

+ Acessados

Veja Também