Servidores que irão monitorar cumprimento das ações são capacitados

Redação PH

Redação PH

Servidores que irão monitorar cumprimento das ações são capacitados

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) deu início, nesta segunda-feira (13.07), à capacitação dos servidores que irão coordenar o processo de monitoramento das ações pactuadas pelos secretários de Estado no Acordo de Resultados assinados com o governador Pedro Taques.

Estiveram presentes na capacitação gestores governamentais que compõem a Equipe de Suporte à Gestão e técnicos das 15 secretarias e quatro gabinetes de Estado que assinaram o documento.

Na oportunidade, foram apresentadas as alterações promovidas no sistema de monitoramento, bem como as mudanças na forma de atuação dos gestores responsáveis pela coordenação do processo nos órgãos.

Segundo o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, José Bussiki Figueiredo, a sistemática de acompanhamento será ampliada no Segundo Acordo de Resultados, uma vez que foi estabelecido um número maior de ações, medidas e tarefas – mais de 3.000 no total.

“Apresentamos uma versão mais completa do Sistema de Monitoramento das Ações Prioritárias do Governo. A partir de agora, os membros da Equipe de Suporte à Gestão irão coordenar o processo e caberá aos responsáveis por cada uma das metas alimentar o sistema com informações sobre a execução das mesmas”, disse.

Além dos prazos e demais atributos das ações, medidas e tarefas, também passarão a ser monitorados os valores orçamentários destinados para cada uma, além dos produtos, quantidade física, entre outros.

Os resultados serão avaliados mensalmente e após o preenchimento das informações no sistema, a equipe da Coordenadoria de Monitoramento da Seplan produzirá os relatórios gerenciais e enviará para a equipe de Suporte à Gestão dos órgãos e para o governador.

“Teremos muitas pessoas envolvidas no processo de monitoramento. Por determinação do governador Pedro Taques, toda a equipe de governo está empenhada em garantir que as ações pactuadas sejam efetivamente cumpridas. Os maiores beneficiados com isso serão os cidadãos mato-grossenses”, afirmou o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon.

De 15 a 20 julho serão capacitados os demais servidores que participarão do processo de monitoramento.

Monitoramento eletrônico

Desenvolvido por técnicos da Seplan, o Sistema de Monitoramento das Ações Prioritárias do Governo está integrado com todos os órgãos e entidades do Poder Executivo estadual e possibilita o compartilhamento de dados e a elaboração de relatórios gerenciais de avaliação de resultados. Ao acessá-lo, é possível visualizar o andamento das ações, medidas e tarefas, saber quais os prazos e as metas físicas e financeiras para cumprimento de cada uma e os produtos que precisam ser entregues.

Novo Modelo de Gestão

O monitoramento das ações estratégicas de governo faz parte do novo modelo de gestão em implantação no Poder Executivo Estadual. Este modelo é dividido em quatro etapas: planejamento, execução, monitoramento/avaliação e adoção de medidas corretivas, quando necessário.

“O que víamos antes era o cumprimento apenas da primeira etapa do processo: a do planejamento. Com a implantação do sistema de monitoramento e das medidas corretivas, estamos executando todo o ciclo de gestão de políticas públicas”, observou o secretário-adjunto José Bussiki.

A definição das ações estratégicas de governo tem como base o modelo “top-down”, ou seja, surgem do nível estratégico do governo e são difundidas para as setoriais. “Assim, todos os servidores estaduais passam a ter conhecimento das ações constantes no plano de governo que foi apresentado à sociedade durante a campanha eleitoral e entendem o caminho que esta gestão deseja seguir. Da mesma forma, o governador acompanha de perto o andamento de cada meta traçada”, ressaltou Marco Marrafon.

Acordo de Resultados

O primeiro Acordo de Resultados assinado pelo governador Pedro Taques e secretários de Estado estabelecia ações para serem executadas nos 100 primeiros dias de governo. Já o segundo Acordo, que compõem o programa Transforma Mato Grosso, possui mais de 3.000 ações, medidas e tarefas e deve ser cumprido até o fim do ano.

+ Acessados

Veja Também