‘Serviços Essenciais’ lideram ranking de reclamações de novembro

Assessoria/ Procon

‘Serviços Essenciais’ lideram ranking de reclamações de novembro

O Procon Estadual registrou no mês de novembro 2.346 reclamações de consumidores. Pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.523 registros e pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br, foram registradas 832 reclamações.

No Sindec, a campeã de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 1.086 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 666 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, com 223 e em terceiro ficou “Telefonia Celular”, com 123 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros”, com 179 registros, tendo as categorias “Banco Comercial”, 47 atendimentos, “Cartão de Crédito”, 40 e “Cartão de Loja” 23. Já a área “Serviços Privados” está em terceiro lugar com 116 registros, sendo 25 para “Estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.)”, 21 para “TV Por Assinatura (Cabo, Satélite, Etc)” e 13 para “Escola (Pré, 1°, 2° Graus e Superior)”.

Ocupando a quarta posição está “Produtos” com 113 registros, sendo 19 procedimentos para “Telefone (Convencional, Celular, Interfone, etc.)”, 17 para “Carro Nacional Zero (Montadora)” e nove para “Móveis de quarto”.

Já o setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 18 reclamações, sendo quatro para “Plano de saúde regulamentado”, quatro para “Plano Odontológico” e dois para “Farmácia de Drogaria”. Em sexto lugar está a área “Habitação” com sete registros, tendo três para “Condomínio”, dois para “Incorporação (Construtoras e Incorporadoras)” e um para “Locação”.

A última posição do ranking é ocupada pela área “Alimentos”, com quatro reclamações: um registro para “Bebidas Alcoólicas”, um para “Complementos e suplementos nutricionais (óleo de fígado bacalhau, levedo de cerveja, complexos vitamínicos e minerais)” e um para “Refrigerantes (normal, dietético e light)”.

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 832 reclamações no Estado, sendo a área de “Telecomunicações” a líder do ranking, com 349 registros. Em segundo lugar está “Serviços Financeiros” com 248 reclamações e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática” com 90 registros.

Em quarto colocado, está a categoria “Demais Produtos”, com 46 atendimentos e em quinto lugar a categoria “Transportes” com 40. Já o sexto lugar é ocupado pela área “Demais Serviços” com 25 registros e o sétimo pela categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” com 25 registros.

Em oitavo lugar, com sete reclamações, está a área “Saúde” com três, seguida por “Educação” em nono lugar, com três registros. Na décima posição, a categoria “Água, energia e gás” com duas reclamações e em décimo primeiro, a categoria “Turismo/ Viagens” com um registro.

As categorias “Habitação” e “Alimentos”, não obtiveram registro no mês de novembro na plataforma www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT está atendendo na Arena Pantanal, localizada no bairro Verdão, entrada pelo portão J, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

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