Serviços de água, luz e telefone lideram ranking de reclamações do Procon

Redação PH

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serviços de água, luz e telefone lideram ranking de reclamações do procon

Serviços de água, luz e telefone lideram ranking de reclamações do Procon

De 01 de janeiro a 30 de junho deste ano, foram registrados 17.872 atendimentos no Procon Estadual. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e na nova ferramenta de atendimento online www.consumidor.gov.br .
Do total de 13.442 procedimentos administrativos registrados no Sindec neste primeiro semestre, a área de “Serviços Essenciais” foi a mais reclamada, ocupando o primeiro lugar do ranking, com 7.191 reclamações.
O setor “Assuntos Financeiros”, com 2.114 registros, ocupa o segundo lugar e, em terceiro lugar, com 1.988 atendimentos, está o setor de “Produtos”.
O setor “Serviços Privados”, ocupa o quarto lugar, com 1.685 registros. Em quinto lugar está a categoria “Habitação”, com 186 procedimentos registrados.
O sexto lugar, com 184 registros, é ocupado pelo setor “Saúde”. Em último lugar, com 94 registros, está o setor “Alimentos”.
Confira abaixo os três assuntos mais reclamados por área no Procon Estadual de 01 de janeiro a 30 de junho de 2016:
Áreas:
1º) Serviços Essenciais: 7.191
1) Energia Elétrica: 3.546
2) Água e Esgoto: 2.105
3) Telefonia Celular: 1.046
2º) Assuntos Financeiros: 2.114
1) Banco Comercial: 610
2) Cartão de Crédito: 497
3) Financeira: 282
3º) Produtos: 1.988
1) Telefone (convencional, celular, interfone, etc): 413
2) Internet: 130
3) Aquecedor/Ventilador/Ar Condicionado/Circulador de Ar: 93
4º) Serviços Privados: 1.685
1) TV por Assinatura: 635
2) Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior): 255
3) Informática: 119
5º) Habitação: 186
1) Incorporação (construtoras e incorporadoras): 109
2) Loteamento: 41
3) Condomínio: 28
6º) Saúde: 184
1) Plano de Saúde Regulamentado: 76
2) Convênio de Assistência Médica/Odontológica: 52
3) Plano Odontológico: 08
7º) Alimentos: 94
1) Supermercado: 23
2) Restaurante/Fast Food: 11
3) Refrigerantes: 07
Atendimento online
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br foram registradas 4.430 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 2.037 registros.
Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 1.362 demandas; em terceiro lugar “Produtos de Telefonia e Informática”, com 526 reclamações; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 174 atendimentos.
O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 143 reclamações, seguido de “Demais Serviços”, que apresentou 68 registros e ocupa o sexto lugar.
Na sétima posição está a área “Transportes”, com 67 reclamações. A plataforma também registrou 17 reclamações para a área “Turismo/Viagens”, que ocupa o oitavo lugar do ranking do consumidor.gov.br.
Também foram registradas 12 reclamações para a área “Saúde”, 11 reclamações para “Água, Energia e Gás”, sete reclamações para “Alimentos” e seis reclamações para “Educação”.
A área “Habitação” não teve nenhuma reclamação registrada através da plataforma online.
Áreas:
1º) Telecomunicações: 2.037
2º) Serviços Financeiros: 1.362
3º) Produtos de Telefonia e Informática: 526
4º) Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos: 174
5º) Demais produtos: 143
6º) Demais serviços: 68
7º) Transportes: 67
8º) Turismo/Viagens: 17
9º) Saúde: 12
10) Água, energia e gás: 11
11) Alimentos: 07
12) Educação: 06
13) Habitação: zero

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