Senar-MT em parceria com Horus e XMobots preparam treinamentos para 2019

SENAR-MT em parceria com Horus e XMobots irão trabalhar na operação de drones e veículos aéreos não tripulados
Divulgação XMobots

Senar-MT em parceria com Horus e XMobots preparam treinamentos para 2019

Para o próximo ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) ofertará novos treinamentos para capacitar profissionais que irão trabalhar na operação de drones e veículos aéreos não tripulados (VANT).

Técnicos da instituição, em parceria com profissionais da Horus Aeronaves, empresa especializada em desenvolvimento de imagens aéreas, já estão trabalhando na formatação dos novos cursos.

E as aulas práticas que serão realizadas com os equipamentos mais modernos do mercado brasileiro estão garantidas, graças a uma parceria com a XMobots, empresa brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de aeronaves remotamente pilotadas.

“Vamos ceder dois equipamentos Arator 5B para serem utilizados nas aulas práticas”, conta a representante da empresa XMobots, Tathiana Miloso. Ela acrescenta ainda que a empresa tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voar acima de 120 metros.

Fundada em 2007 por engenheiros, mestrandos e doutorandos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a XMobots tem como objetivo dominar tecnologicamente a cadeia de desenvolvimento e fabricação de sistemas não tripulados.

Tathiana ressalta ainda que, esta parceria é fundamental para definir o futuro do setor e torná-lo cada vez mais profissional.

“É uma área nova e precisamos de operadores capacitados. O SENAR é uma instituição renomada, quando o assunto é capacitação e o setor precisa investir na profissionalização. Sendo assim, nesta parceria todos ganham”.

Ela conta ainda que a empresa tem sede no polo aeronáutico de São Carlos (SP) e é reconhecida como um dos principais núcleos de inovação tecnológica do Brasil.

“Nossa infraestrutura é composta por fábrica, setor de controle de qualidade, laboratório de engenharia e uma equipe de profissionais qualificados. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento é contínuo e temos certeza que esta parceria renderá excelentes frutos”.

Assim como para Tathiana, para o representante da Horus Aeronave, Fabrício Herts, a parceria com o SENAR-MT é uma via de mão dupla.

“A instituição tem muito a ver com o nosso negócio e vai nos ajudar a difundir informações e conhecimento. Juntos formataremos novos treinamentos que vão capacitar os profissionais para operar os novos equipamentos que estão chegando no mercado”.

Herts também destaca que o setor é novo e que ainda necessita muito de profissionalização. Ele conta que a Horus foi fundada em 2010, quando três estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina começaram a participar de um projeto de pesquisa com drones.

Com sede em Florianópolis (SC), a empresa conta em sua planta com a fábrica, setor de desenvolvimento, administração e assistência técnica. Já o escritório comercial e assistência técnica estão em Piracicaba (SP).

“Nosso constante aprimoramento e busca por novos resultados geraram um know-how tanto na área de prestação de serviços com drones, quanto em desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial para o processamento automatizado das imagens. Dessa maneira, atuamos fortemente no Agronegócio”.

TREINAMENTOS – Nos últimos dois anos, o SENAR-MT capacitou cerca de 300 pessoas para atuar no setor de drones. Para os próximos quatro meses estão previstos mais quatro treinamentos de operação de veículo aéreo não tripulado (VANTs/Drones). Confira a programação abaixo:

22 –  Outubro – Campo Verde

09 – Novembro – Pedra Preta

04 – Dezembro – Porto dos Gaúchos

+ Acessados

Veja Também