Senador quer 100% da CPMF para os municípios

Redação PH

Redação PH

região norte busca melhorias na saúde e regularização fundiária

Senador quer 100% da CPMF para os municípios

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) quer que a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) seja repassada 100% aos municípios. A proposta foi apresentada aos mais de 100 prefeitos que participaram, nesta quinta-feira (04.02), de reunião, em Cuiabá, com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e leva em consideração a possibilidade de aprovação da matéria pelo Congresso Nacional.

Wellington lembra que a nova CPMF poderá ajudar os municípios que vivem as consequências das crises econômica e política e o repasse de 100% dos recursos arrecadados poderão ser aplicados não somente na saúde, mas em outras áreas estratégicas. “É claro que o cidadão não aguenta pagar mais impostos e tributos mas, no caso de aprovação da CPMF, defendo que esses recursos caiam diretamente na conta dos municípios”, disse ele.

O senador reconheceu as demandas que sobrecarregam hoje os municípios e reforçou sua atuação parlamentar calcada no municipalismo. Entre os resultados dessa atuação, está a defesa do repasse do Fex (Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações) para Mato Grosso, que no ano passado chegou a R$ 400 milhões. “Na primeira reunião de lideranças que tivemos nesta segunda-feira (01.02), mostramos ao governo federal que Mato Grosso não pode dispensar esses recursos”, disse ele, ao ressaltar o papel fundamental do Estado na economia brasileira.

Na ocasião, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, também reconheceu a situação caótica dos municípios. “Estão quase todos quebrados”. Ele lembrou que o grande desafio hoje é encontrar a saída e aponta a reforma do pacto federativo como uma das melhores alternativas.

+ Acessados

Veja Também