Semma fecha gestão priorizando a conscientização e respeito ao meio ambiente

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Semma fecha gestão priorizando a conscientização e respeito ao meio ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente formulou um relatório para apresentar o fechamento das ações que foram além da execução os trabalhos comuns, mas promoveu a conscientização ambiental visitando as escolas da Rede Municipal de Educação.

“Buscamos uma gestão eficiente, prática, transformando a imagem de uma secretaria fiscalizadora, voltada para a apreensão e multa,para uma mais conscientizadora. Este lado foi explorado. E eu me surpreendi com o resultado, com a recepção dos alunos e professores durante as diversas palestras e plantio de mudas”, destaca o secretário José Olavo Pio.

O trabalho integrado entre as secretarias foi uma chave para o desenvolvimento dos projetos da Semma. O secretário destaca ainda as parcerias que foram realizadas entre empresas, associações, clubes de entidade, e outras entidades.

“Parcerias importantes foram essenciais para o Programa de Revitalização de Áreas Degradadas (Prade) e na revitalização de duas praças e arborização de três canteiros na região do Parque Universitário. Procuramos trazer as empresas privadas neste contexto e deu certo”, pontua Pio, que avalia tais ações responsável pela projeção da Semma.

Para o secretário, o rondonopolitano está a caminho da conscientização, porém precisa desenvolver mais com ferramentas importantes como, por exemplo, a posse da coleta seletiva, conhecimento e execução do novo plano de saneamento básico, utilização de água potável e tratada, preservação do Ribeirão Arareau e Rio Vermelhando, cuidando dessas áreas. “Não podemos nos tornar uma São Paulo que tem o Rio Tietê morto passando dentro da cidade. O nosso Rio Vermelho hoje tem a metade do tamanho da sua origem em função das ações de degradação. Ou assumimos o meio ambiente como prioridade nas próximas gestões ou entraremos em um colapso”.

A autonomia da gestão foi total da parte do prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, conforme relata o secretário e que tal liberdade foi essencial para as realizações projetadas. Esse conceito foi passado à equipe que abraçou a causa e deu grandes resultados dando efetividade no cotidiano da Secretaria. “A Pasta tinha mais de 50 processos de gestões anteriores que estavam parados e demos prioridade, esses processos foram despachados. Quem entrar para a gestão da Semma vai ter em mãos uma Secretaria redonda, com um orçamento bacana para se trabalhar”.

“A próxima gestão enfrentará grandes desafios, não com estrutura da Secretaria, mas com a equipe limitada, a demanda de fiscalização grande, lidar com novas questões do Plano Diretor Municipal, continuar o trabalho de conscientização com as unidades de educação infantil, levando agora esses conceitos para os pais”, analisa o secretário.

+ Acessados

Veja Também