Semana do meio ambiente terá ampla programação em Rondonópolis

Divulgação

Semana do meio ambiente terá ampla programação em Rondonópolis

Para marcar a Semana do Meio Ambiente, que vai de 1 de junho até 5 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Juizado Volante Ambiental (Juvam), programou diversas atividades para sensibilizar a sociedade e estimular a conscientização a respeito da importância de atitudes que permitam o equilíbrio da natureza e a preservação ambiental.

Com esse intuito, a Semma e o Juvam reservaram o período de 29 de maio a 9 de junho para  realizar várias ações junto à população tanto com seminários abordando o assunto quanto com atividades para mostrar às pessoas pequenas atitudes sustentáveis que podem ser praticadas no dia a dia e fazer uma diferença significativa.

De início, no dia 29 de maio, ocorreu, na Escola Adventista, uma palestra cujo tema era “Como está o meio ambiente”. Já entre os dias 30 de maio e 8 de junho acontece uma gincana para coleta seletiva de resíduos plásticos. Alunos, professores e comunidade das escolas Carlos Pereira Barbosa, Edith Pereira Barbosa e Amélia Oliveira Silva participam da competição. Aquela que arrecadar maior quantidade do material será premiada com um data show.

A programação continua na segunda-feira (4) com a palestra “Acabe com a poluição plástica” na Escola Edith Pereira Barbosa, que vai acontecer em dois períodos: pela manhã, das 8h às 8h30 e das 8h30 às 9h, e à tarde, das 13h30 às 14h e das 14h às 14h30.

Também na segunda-feira, às 8h, será feito o plantio de árvores na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Poção, no Bairro João Moraes. E às 16h serão plantados ipês no Posto da Polícia Rodoviária Federal.

Em 05 de junho, terça-feira, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, das 14h às 17h, na Praça Brasil, serão distribuídas à população 300 mudas de ipês e àrvores frutíferas. Na ocasião, os presentes receberão uma cartilha sobre coleta seletiva.

Ainda haverá apresentação de fanfarra e peças teatrais e exposição de produtos da agricultura e exposição de produtos sem agrotóxicos pela Pastoral da Terra e de animais taxidermizados – que passaram pela técnica de conservação após a morte para preservar suas características – pela Polícia Militar Ambiental de Rondonópolis.

Na quarta-feira (6), às 8h, será feito o plantio de pomar nas escolas Dersi Rodrigues de Almeida e Iracy Pereira da Conceição Araújo. Também na quarta-feira, os alunos da Escola Carlos Pereira Barbosa vão poder assistir à palestra “Acabe com a poluição plástica”, que será proferida em dois turnos: pela manhã, das 9h às 9h30 e das 9h30 às 10h, e à tarde, das 14h às 14h30 e das 14h30 às 15h.

Mais um plantio de árvores será feito na quinta-feira (7), às 8h, desta vez na Avenida Maria Martins Fontoura, no Residencial Granville.

Já na sexta-feira (8), será a vez da Escola Amélia Oliveira Silva receber a palestra “Acabe com a poluição plástica” que ocorre pela manhã, das 8h às 8h30 e das 8h30 às 9h, e à tarde, das 14h às14h30 e das 14h30 às 15h.

Também acontece o encerramento da gincana com a pesagem do lixo plástico arrecadado e entrega do produto recolhido à Cooperativa Recicla de Rondonópolis. Às 14h ocorre o termo de doação de madeira à Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) para utilização do cercamento da horta agroecológica.

Finalizando as atividades, no sábado (9) será feita 6ª edição do mutirão de limpeza do Ribeirão Arareau , pelo projeto “O Rio é nosso”, de retirada de lixo do rio.

+ Acessados

Veja Também