Sema lança obras no Parque Estadual Mãe Bonifácia e inaugura wi-fi

A construção do novo mirante com estrutura de aço garante maior durabilidade. Nova torre possui elevador para 8 pessoas, garantindo a acessibilidade.

Construção do novo mirante com estrutura de aço garante maior durabilidade

As obras do Parque Estadual Mãe Bonifácia, no valor de R$ 2,5 milhões, foram lançadas nesta sexta-feira (29.06) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

A revitalização da Unidade de Conservação e construção do novo mirante serão realizadas com recursos de compensação ambiental da empresa Matrinchã Transmissora de Energia, que liga Ribeirãozinho até Paranaíta.

O sistema de wi-fi do parque, que foi implantado por meio do programa Conecta Mato Grosso, entrou em funcionamento nesta semana.

As obras estão previstas para começar no mês de julho. Entre as benfeitorias estão: construção de banheiro público próximo à Praça do Cerrado (central), implantação de duas academias ao ar livre, reforma da casa grande, adequação de pista de areia para sinalizar situações que envolvam risco de segurança e construção e um portal de acesso na  Avenida Filinto Muller. Os projetos são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Cidades (Secid-MT).

Já a construção da Nova Torre de Observação, é um projeto inspirado na torre anterior que já era uma referência para a população cuiabana e um dos principais cartões postais do município.  A escada em espiral, permite a observação de todo o entorno do parque. A altura da plataforma de observação será de 12 metros e a altura total da torre de 15 metros, que poderá ser acessada por elevador com capacidade para oito pessoas.

As inovações do mirante são a estrutura em aço, que garante maior durabilidade e menor manutenção, cobertura com painéis fotovoltaicos e telhado em policarbonato cristal para manter a iluminação natural.

“Grandes empreendimentos trazem impacto, por isso a importância das compensações ambientais, que proporciona melhoria na vida das pessoas.  As obras representam uma demanda da população, que já algum tempo pediam por novos banheiros públicos, academia ao ar livre e uma nova entrada de pedestres.

O mirante, um grande cartão-postal da capital que ficou deteriorado ao longo do tempo, também será reconstruído”, avaliou o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby.

Baby ainda destacou que a revitalização do Mãe Bonifácia sempre foi uma das prioridades do governo, assim como o novo mirante com um projeto de acessibilidade. As melhorias são uma ação de parceria entre várias secretarias estaduais.

Projeto Conecta Mato Grosso

O Wi-Fi no Parque Mãe Bonifácia já está funcionando. A ação faz parte do Projeto Conecta Mato Grosso, que tem o objetivo de fornecer acesso à internet aos cidadãos em espaços públicos.

A instalação do recurso, que teve autorização da Sema, trará benefícios ao público que frequenta o local, por meio da inclusão digital e não causará impactos à flora ou fauna. A instalação do wi-fi nas unidades de conservação Massairo Okamura e Zé Bolo Flô ocorrerá no próximo mês.

O Conecta Mato Grosso é um projeto em parceria com a Secretaria de Planejamento (Seplan), MT Par, Gabinete de Comunicação (Gcom) e MTI com objetivo de disponibilizar acesso à internet aos cidadãos. A instalação e manutenção dos equipamentos será feita pela empresa Titânia Comércio e Serviço de Tecnologia da Informação. Para acessar o wi-fi, o usuário deverá fazer login no Facebook ou em alguma conta do Google e aceitar o termo de uso.

“É importante esse acesso digital à população, não só pela oferta de serviço público mas também pela política de integração de tecnologia da sociedade. Viemos ao longo do governo trabalhando uma iniciativa de gestão que possibilitasse a iniciativa privada ofertar esse serviço de wifi para o cidadão”, esclareceu a presidente da MT Parcerias (MT Par), Maria Stella Lopes Conselvan.

Ciro Rodolfo Gonçalves, secretário Chefe da Casa Civil, que substituiu o governador Pedro Taques no evento, destacou a importância das obras na Unidade de Conservação, criada em 2000. “O mãe Bonifácia é um parque muito bem utilizado pela população de Cuiabá, um aparelho que sempre esteve a disposição da integração do cidadão com o meio ambiente, que enquanto se diverte e pratica atividades físicas poderá ter acesso a internet gratuita”.

As obras e melhorias, além da implantação do wi-fi, foram aprovadas pela população. “Parabéns ao governo que mostrou determinação ao revitalizar esse parque, que é um pedaço do céu aqui na Terra. Nós que frequentamos o Mãe Bonifácia, fazemos nossa caminhada, agradecemos em nome da população mato-grossense”, destacou o PM aposentado, Edson Leite.

REFORMA CASARÃO – A reforma da Casa grande inclui substituição ou manutenção integral ou parcial da cobertura e estrutura de madeira da mesma; manutenção integral ou parcial dos pisos de madeira; substituição de madeiramento do deck; manutenção parcial da circulação de madeira; manutenção da estrutura (pilares e vagas); manutenção de pinturas e revestimentos de cerâmica; substituição de vidros e esquadrarias; manutenção das instalações hidro sanitárias; manutenção das instalações elétricas.