Sejudh apresenta Programa de Políticas sobre Drogas em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

sejudh apresenta programa de políticas sobre drogas em rondonópolis

Sejudh apresenta Programa de Políticas sobre Drogas em Rondonópolis

Servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) estiveram no município de Rondonópolis, para apresentar ao prefeito da cidade, Percival Muniz, o Plano Estadual de Assessoramento em Políticas sobre Drogas. De acordo com a Superintendência de Políticas sobre Drogas (Supod), foram apresentadas ações desenvolvidas pela Sejudh no estado sobre a prevenção ao uso de álcool e drogas, e metodologias que serão implantadas em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.
O superintendente de Políticas sobre Drogas, Paulo Roberto Santana Júnior, destacoua política desenvolvida pelo Governo. “Ela é alinhada às diretrizes internacionais e à política nacional sobre drogas, com foco na prevenção, voltada especialmente para crianças e adolescentes, com o objetivo principal de fortalecimento dos fatores de proteção social e diminuição dos fatores de risco social e da vulnerabilidade, proporcionando que cresçam em um ambiente seguro e saudável, no qual possam desenvolver suas potencialidades, capacidades e habilidades de vida”.
Outro ponto debatido foi a garantia, por parte do Executivo municipal, das condições necessárias para o efetivo funcionamento do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, fortalecendo o controle social sobre a construção e execução das políticas públicas sobre drogas no município. Percival Muniz disse que Rondonópolis já está com ações voltadas a esse novo paradigma de prevenção ao uso de drogas. “Está na hora de mudar tais políticas, e refletir o que já foi feito. Na área da educação implantamos mais bibliotecas, cinemateca e parques; na saúde temos um atendimento especial, com o terceiro turno, que tem beneficiado diversas pessoas”.
Após a reunião na prefeitura, a equipe da Supod se reuniu com os vereadores na Câmara Municipal de Rondonópolis, para tratar de temas como o credenciamento de Comunidades Terapêuticas, que será efetuado pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas. O papel dos vereadores como fomentadores das políticas públicas sobre drogas também foi discutido. Em seguida, a equipe realizou uma visita técnica às obras de construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD), e da Unidade de Acolhimento Adulto. Os aparelhos integram o Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas.
“Promovemos também um diálogo com coordenadores pedagógicos, representando a Educação das redes Estadual e Municipal, e com técnicos da Saúde e da Assistência Social que atuam na prestação de serviços a usuários de álcool e outras drogas. Discutimos ainda o paradigma atual das políticas sobre drogas, a importância da prevenção, a implantação das metodologias de prevenção propostas pelo Governo Estadual, o funcionamento da Rede de Proteção e as ações voltadas para o Eixo 2 da Política Nacional sobre Drogas, que versa sobre o Tratamento, Recuperação e Reinserção Social”, informou Paulo Santana Júnior.
A última atividade ocorreu no Fórum de Rondonópolis, ocasião em que uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Rondonópolis foi agendada. Representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público trataram de assuntos diversos como o fortalecimento do Conselho Municipal. “Acordamos que a Sejudh será responsável por realizar uma formação em políticas sobre drogas para os conselheiros municipais nos moldes da formação que está sendo realizada para os estaduais”, concluiu o superintendente de Políticas sobre Drogas.
Prefeitura
Na primeira reunião, realizada na prefeitura, participaram, além do prefeito, a secretária de Educação, Ana Carla Muniz, os secretários de Saúde e de Promoção e Assistência Social, técnicos da saúde mental, representantes do Gabinete de apoio à Segurança Pública (Gasp), presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Rondonópolis, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rondonópolis e a articuladora do Projeto Redes, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

+ Acessados

Veja Também