Segurança Pública adere à campanha Outubro Rosa

Redação PH

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Segurança Pública adere à campanha Outubro Rosa

A Segurança Pública de Mato Grosso é parceira na campanha Outubro Rosa, comemorada mundialmente com o objetivo de mobilizar a sociedade sobre a importância do exame preventivo do câncer de mama. A abertura oficial da campanha aconteceu na quarta-feira (30.09), com a iluminação rosa da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A adesão à 6ª edição da campanha, promovida pela MTmamma Amigos do Peito (Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso), foi firmada pela Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e a Politec. Em novembro, as instituições da Segurança também estarão na campanha “Novembro Azul”, para ações de prevenção ao câncer da próstata.

A secretária Adjunta de Administração Sistêmica, Sirlei Terezinha Theis de Almeida, ressaltou a importância da participação da Secretaria de Segurança Pública na campanha. “O Outubro Rosa é muito mais que um momento de reflexão. É um importante passo para mudar um comportamento, lançando uma nova maneira da mulher se cuidar. Sabemos que uma campanha como essa pode salvar muitas vidas e vamos mais que nunca participar e incentivar as servidoras da segurança nesse processo. Quem ama cuida e se cuida. Então chegou a hora da gente se amar e se cuidar cada vez mais”.

Como marco do apoio à luta contra o câncer de mama, dois prédios públicos da Segurança Pública, sendo um a Central de Ocorrências da Polícia Civil, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), e o outro o 1º Batalhão da Polícia Militar, na 15 de Novembro, Bairro Porto, receberão iluminação rosa.

A diretora de Execuções Estratégicas da Polícia Civil, delegada Maria Alice Barros Martins Amorim, é a coordenadora das ações junto à PJC e também busca o envolvimento dos servidores nas ações preventivas, como palestras sobre a saúde, agora em outubro, e saúde do homem, no mês de novembro.

“A Polícia Civil vê com muita simpatia essa campanha que corrobora para a conscientização da sociedade face ao problema que é o câncer de mama e ao mesmo volta o olhar para dentro da instituição, para nossas mulheres que na correria do dia a dia não têm tempo para cuidar de si mesma. Isso nos lembra que precisamos também de cuidados, dessa atenção especial”.

Na Polícia Militar de Mato Grosso, a adesão é vista como uma quebra de paradigma e mostra preocupação com as mulheres na força policial e também as esposas dos policiais militares. “Precisamos quebrar esse paradigma e trazer esse assunto para dentro dos quartéis. Sabemos que o câncer de mama não é só um problema das mulheres, é também dos homens, que têm ao seu lado uma mulher. E queremos levar isso para dentro de casa, para alcançar o maior número de pessoas”, disse o tenente coronel da PM, Alexandre Mendes.

Durante o mês de outubro, a campanha levará informações às mulheres servidoras e homens das forças da Segurança Pública por meio de palestras, uma já agendada para o dia 09 de outubro, às 9 horas, no auditório Clóves Vetoratto, no Palácio Paiaguás. No dia 12 de outubro, às 7 horas, os servidores participam da caminhada “Amigos do Peito”, no Parque Mãe Bonifácia. Também haverá distribuição do laço cor de rosa, e depois o azul, símbolos das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

As instituições também preparam ações de endomarketing como posts para o Facebook e proteção de tela de computador, lembrando da importância do engajamento no movimento popular Outubro Rosa, que se tornou mundialmente conhecido pelas ações de prevenção ao câncer de mama.

Outubro Rosa

O movimento começou nos Estados Unidos, por lá haver vários estados com ações isoladas contra o câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Com a aprovação no Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional para os americanos na prevenção ao câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta á última década no século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990, e deste então é promovida anualmente na cidade.

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