Secretários e especialistas discutem execução de obras públicas

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Secretários e especialistas discutem execução de obras públicas

Um amplo debate sobre a melhoria das obras públicas executadas em Mato Grosso ocorrerá durante o “2º Fórum Qualidade em Foco”, nesta quinta (20.10) e sexta-feira (21.10), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O evento contará com uma série de palestrantes de renome dos setores público e privado de todo o país.

O encontro é promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), pela Rede de Controle da Gestão Pública – que combate a corrupção e faz ações para melhorias das políticas públicas – e pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MT).

Ao longo do evento, serão abordados temas como planejamento, redução de custos, uso da tecnologia e moral da organização. Todos serão discutidos em palestras e também em mesas-redondas com debatedores ligados aos temas, envolvendo gestores, secretários estaduais e municipais de Obras Públicas, Infraestrutura e Cidades, procuradores jurídicos, controladores internos, entidades de classe, empresários, faculdades de Engenharia e Informática e sociedade em geral.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, o momento econômico brasileiro é o mais difícil deste século. No entanto, mesmo neste contexto é preciso estabelecer estratégias eficazes para manter os investimentos para impulsionar a infraestrutura, um dos maiores gargalos de Mato Grosso, e também não deixar perder a qualidade das obras executadas pelo Governo do Estado.

"A exigência de qualidade das obras é um dos nossos principais objetivos, porque entendemos que uma obra mal feita gera um impacto muito grande na vida do cidadão que paga seus impostos. Preocupados com isso, nós, da Sinfra, implantamos nesta gestão dois laboratórios – um fixo e outro móvel – que buscam assegurar que todas as obras executadas pelo Pró-Estradas tenham um padrão de qualidade, evitando assim o desperdício de recursos públicos neste que é um ano complicado para toda a economia nacional", pontuou.

O evento

A segunda edição do evento está marcada para ocorrer das 8h às 18h no primeiro dia, e das 8h às 12h no segundo. Nos dois dias, serão debatidas estratégias com foco na qualidade das obras públicas. As inscrições já foram encerradas.

1º Dia

A palestra de abertura será sobre “Ética, Compliance e Probidade” como fator determinante da qualidade nas contratações, a ser proferida por Daiane Fernandes Nabuco, diretora da prática de Investigações e Riscos Globais, da FTI Consulting, em São Paulo (SP).

O assunto será mediado pelo presidente do TCE, Antonio Joaquim, abordado pelos debateres: secretário adjunto do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), Matheus da Cunha; o vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Edgar Borges; os procuradores Alisson Campos (MPF) e Cláudio Cezar Fim (AGU); e o deputado federal Fabio Garcia.

Na parte da tarde, o evento segue com as palestrantes Karina Diaz e Karisia Ribeiro, especialistas sêniores em transportes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil. As palestras serão realizadas das 13h30 às 14h30.

Dentro do foco da importância do impacto no planejamento de obras, uma rodada de debates está programada para 14h30. Como mediador, está o vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Valter Albano, e o debate será composto também pelo secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Marco Marrafon; o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Orlando Fanaia Machado; o diretor presidente do Mato Grosso Participações e Projetos (MTPAR), Vinícius de Carvalho Araújo; presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-MT), Evaldo da Silva; e do vice-presidente do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MT), Francisco José Duarte Gomes.

Logo após o debate, às 16h, haverá a palestra sobre “Novas formas de contratações e fiscalizações públicas”, com o mestre em Geofísica Aplicada e certificação Project Management Profissional (PMP) pelo Project Management Institute (PMl), Aldo Dórea Mattos.

Para fechar o primeiro dia do evento, será realizado outro debate sobre a análise de redução de custos e melhoria no fluxo do trabalho. O mediador será o secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União em Mato Grosso, Waldemir Paschoiotto. Irão compor a mesa o membro do TCU, Carlos Augusto de Melo; o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte; o procurador geral do Estado, Patryck de Araújo Ayala; e o deputado estadual Ondanir Bertolini (Nininho).

2º Dia

Logo pela manhã, o coordenador de projetos especiais do Governo de Santa Catarina, Rafael Fernandes Teixeira da Silva, falará sobre a melhoria na agilidade de fiscalização de empresas que atuam no mercado. A palestra está marcada para as 8h. Em seguida, às 9h30, o Cel. Paulo César Pellanda abordará o tema “Sistema unificado do processo de obras”.

Por fim, ocorre o debate Modelagem de Informação da Construção, que permite organizar em um mesmo arquivo eletrônico um banco de dados de toda a obra, acessível a todas as equipes. O debate será mediado pela secretária adjunta da Sinfra, Marciane Prevedello Curvo.

Participa também do debate o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia e Qualidade de Produto (Comat), Dionyzio Klavdianos; o diretor da Fiemt, José Alexandre Schutze; e o engenheiro civil Mauriney Cezar Pinheiro.

CliqueAQUIe confira os detalhes da programação completa.

+ Acessados

Veja Também